Logo Folha de Pernambuco

Enem

Enem: cuidados na prevenção da Covid-19 devem ser mantidos no segundo dia de prova, neste domingo

Atenção no deslocamento ao local do exame e evitar aglomeração são as principais recomendações feitas por infectologista

Neste segundo momento os cuidados sanitários devem ser mantidosNeste segundo momento os cuidados sanitários devem ser mantidos - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Após a maratona de cinco horas e meia de prova no último domingo (17), estudantes e locais de prova se preparam para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (24). Neste segundo momento, mesmo com a expectativa no número de participantes sendo baixa, os cuidados adicionais no dia da avaliação, para reduzir a contaminação pelo novo coronavírus durante a prova, devem ser mantidos. 

O uso adequado da máscara de proteção, higienização constante com álcool 70%, distanciamento social, redução em 50% da capacidade de ocupação das salas, assim como o aumento nos números de salas distribuídas nos locais de prova, são precauções que devem ser priorizadas. É ideal que a máscara tenha aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que se consiga garantir uma proteção efetiva, assim como seu ajuste adequado ao rosto.

Uma das medidas tomadas para evitar aglomerações nos locais de teste foi a abertura antecipada dos portões, abertos às 11h30 e fechados às 13h. Dessa maneira, aumenta em uma hora e 30 minutos o acesso dos participantes aos locais de realização do exame.

O infectologista Tiago Ferraz alerta para a importância do uso constante da máscara de proteção e álcool em gel, tanto no trajeto de deslocamento, quanto ao longo da realização da prova. “O ideal é que a pessoa quando for se deslocar para o local de prova, caso ela vá no transporte coletivo, tenha o cuidado de estar sempre de máscara, mantenha a atenção aonde se ponha a mão, lembrar de não levar a mão ao rosto e se possível ter o álcool em gel disponível”, destacou.  

Ainda segundo o infectologista, é importante evitar qualquer tipo de aglomeração antes e depois da prova. “Enquanto estiver aguardando a prova, se puder ficar em um ambiente aberto seria o ideal antes de se deslocar propriamente para a sala de prova. Assim como observar  as orientações e respeitar  as marcações de distanciamento. Terminando a prova evitar aquela aglomeração, que antes da pandemia éramos acostumados em provas de concurso, vestibular, enem, aguardando o colega para sair, querendo se encontrar com o pessoal para discutir a prova ou para espairecer, depois de um ano tão tenso e ainda precisando fazer uma prova que define a entrada na faculdade. Deve-se  evitar isso nesse momento, a gente não pode ter essa confraternização.Terminou a prova, evitar aglomeração e voltar para casa para continuar cumprindo o distanciamento social necessário”, completou. 

Com a maior abstenção da história, chegando a 51,5%, dos quase 6 milhões de inscritos, apenas 2.680.697 estavam presentes. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Segundo a professora Tainá Pereira, se espera o mesmo número expressivo de ausentes para o segundo dia do exame. "O que chamou a atenção foram os números de faltosos. Esperamos para esse próximo domingo, 24, que seja uma aplicação tranquila e com o mesmo número de ausentes, devido à falta no primeiro domingo, 17, o qual tinha como principal objetivo a redação, e sabemos de sua importância", disse. 


Em sua primeira tentativa para ingressar em uma universidade pública, a estudante Allanys Lima, conta da experiência no primeiro dia de prova, e comenta a expectativa para o segundo dia do exame. “ Acredito que consegui sim desenvolver uma boa redação e fiz uma boa prova. O que espero para esse domingo é que eu seja surpreendida, como fui. Esperava uma coisa, digamos que um bicho de sete cabeças, e acabou sendo simples, assuntos que eu já tinha tido contato”, disse. 

Reforço no transporte 

No domingo de circulação atípica, com o deslocamento para locais de prova, se torna necessário um reforço maior nas frotas de ônibus que cortam a Região Metropolitana do Recife. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o reforço de frota e viagens em 15 linhas se mantém em relação ao domingo passado. Juntas, estas linhas terão à disposição 68 ônibus que, juntos, farão 652 viagens. Ou seja, 15 veículos e 92 viagens a mais que em domingos normais. Além disso, o Passe Livre Estudantil continua liberado, neste domingo (24), para alunos das escolas públicas do Estado que irão participar do segundo dia de provas do Enem. 
 

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:

020 – Candeias/TI Tancredo Neves

061 – Piedade

346 – TI TIP (Conde Boa Vista)

860 – TI Xambá (Príncipe)

1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

521 – Alto Santa Isabel

522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)

202 – Barro/Macaxeira (Várzea)

640 – Guabiraba/Derby

2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe

2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco

166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)

168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)

198 – Ipojuca/TI Cabo

Veja também

Newsletter