Logo Folha de Pernambuco

CIÊNCIA

"Energético e dramático": Nasa divulga imagem de galáxias em rota de colisão

Processo lento e gradual deve gerar uma galáxia fundida

Aglomerado de galáxia Arp 122 Aglomerado de galáxia Arp 122  - Foto: Reprodução

Leia também

• Alunos premiados na Olimpíada de Matemática viajam aos EUA para conhecer a Nasa e a Disney

• Avião supersônico X-59 da Nasa sobrevoará cidades para provar que é silencioso

• Mais rápido que o som: avião supersônico da Nasa é projetado para voar a 1.852 km/h

Uma imagem divulgada pela Nasa nesta sexta-feira mostra um evento “monumentalmente energético e dramático” prestes a acontecer no espaço. Duas galáxias em rota de colisão, que devem formar uma fusão “gigantesca” e alterar as estruturas mais complexas dos cosmos.

A cena, capturada pelo Telescópio Espacial Hubble, mostra a Arp 122, uma galáxia “peculiar”. Isso porque ela é composta, na verdade, por duas galáxias: NGC 6040, com uma forma espiral inclinada e distorcida, e LEDA 59642, também espiral, mas redonda e de frente. Veja:

 

 

Segundo a agência norte-americana, este encontro “dramático” ocorre a uma “distância segura de aproximadamente 570 milhões de anos-luz da Terra”. A imagem também mostra a galáxia elíptica NGC 6041, que também faz parte do aglomerado Arp 122, nas não participa da fusão.

Embora sejam eventos muito energéticos, as colisões e fusões galácticas são muito lentas, por causa das distâncias massivas. Segundo a NASA, o encontro entre a Via Láctea e a galáxia vizinha mais próxima, a Galáxia de Andrômeda (M31), ainda deve demorar cerca de quatro bilhões de anos. Depois do encontro, o processo de colisão e fusão também será lento e pode levar centenas de milhões de anos para se desdobrar.

“As galáxias são compostas por estrelas e sistemas solares, poeira, gás e matéria escura invisível. Nas colisões galácticas, esses componentes constituintes podem experimentar mudanças enormes nas forças gravitacionais atuando sobre eles”, explica a NASA. Esse processo leva a mudanças nas estruturas, resultando em uma única galáxia fundida, que pode ser o caso das galáxias na imagem divulgada.

De acordo com a agência, não será possível saber qual será a aparência da Arp 122 após a fusão, por conta do tempo necessário para que o processo seja finalizado. Mesmo assim, especialistas indicam que galáxias resultantes de fusões costumem ter uma estrutura regular ou elíptica, já que o processo perturba estruturas mais complexas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter