CONDIÇÃO

Entenda o que é mioma uterino, que levou Cariúcha a ser internada após quadro de hemorragia

Esses tumores benignos acometem cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos

Cantora Cariucha foi diagnosticada com a condiçãoCantora Cariucha foi diagnosticada com a condição - Foto: Instagram/Reprodução

A cantora e apresentadora Cariúcha precisou ser internada às pressas na manhã desta sexta-feira (21) devido a uma hemorragia causada por miomas uterinos. De acordo com informações da assessoria de imprensa da funkeira à Quem, Cariúcha precisou ser submetida a uma cirurgia.

Os miomas uterinos são tumores benignos formados por tecido muscular. Eles acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, atingindo cerca de 50% das mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

O sangramento exagerado, durante ou fora do período menstrual, é justamente um dos sintomas da condição. Existem diferentes tipos de mioma, que variam de acordo com sua localização em relação ao útero da paciente.

A causa para o desenvolvimento dos miomas ainda é desconhecida, mas se sabe que há relação com os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio. Na menopausa, quando há redução dos níveis desses hormônios, é comum as pacientes notarem uma diminuição no tamanho dos miomas.

Embora a maioria dos miomas seja assintomático, os sintomas mais comuns à condição são:

O tratamento pode ser medicamentoso, como anti-inflamatórios e anticoncepcionais, ou cirúrgico, com miomectomia (retirada só do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero).

Veja também

Secretário do MMA vê conotação politica em queimadas na Amazônia
QUEIMADAS

Secretário do MMA vê conotação politica em queimadas na Amazônia

Plataforma que inclinou na Bacia de Campos está estável, diz Petrobras
PRONUNCIAMENTO

Plataforma que inclinou na Bacia de Campos está estável, diz Petrobras

Newsletter