Logo Folha de Pernambuco

guerra na ucrânia

Enviado do papa para a paz na Ucrânia viajará para Moscou na quarta-feira (28)

Desde o início da guerra, esta é a primeira visita a Moscou de um alto funcionário da Santa Sé

Cardeal italiano Matteo ZuppiCardeal italiano Matteo Zuppi - Foto: Reprodução/Twitter

O cardeal italiano Matteo Zuppi, enviado do papa Francisco para a paz na Ucrânia, viajará a Moscou na quarta-feira (28), anunciou o Vaticano, três semanas após sua visita a Kiev.

Esta é a primeira visita a Moscou de um alto funcionário da Santa Sé desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

"Nos dias 28 e 29 de junho de 2023, o cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, acompanhado por um funcionário da Secretaria de Estado, visitará Moscou como enviado do papa Francisco", anunciou o Vaticano em uma declaração nesta terça-feira (27).

"O principal objetivo da iniciativa é estimular gestos de humanidade que possam ajudar a promover uma solução para a situação trágica atual e encontrar os meios para alcançar uma paz justa", afirmou.

O cardeal Zuppi, membro da comunidade de Sant'Egidio, que desempenha o papel de canal diplomático informal da Santa Sé, já visitou Kiev nos dias 5 e 6 de junho.

Durante esta visita "breve, mas intensa", segundo o Vaticano, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse a ele que um cessar-fogo "não levaria à paz".

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter