Enviado do papa para a paz na Ucrânia viajará para Moscou na quarta-feira (28)
Desde o início da guerra, esta é a primeira visita a Moscou de um alto funcionário da Santa Sé
O cardeal italiano Matteo Zuppi, enviado do papa Francisco para a paz na Ucrânia, viajará a Moscou na quarta-feira (28), anunciou o Vaticano, três semanas após sua visita a Kiev.
Esta é a primeira visita a Moscou de um alto funcionário da Santa Sé desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.
"Nos dias 28 e 29 de junho de 2023, o cardeal Matteo Maria Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, acompanhado por um funcionário da Secretaria de Estado, visitará Moscou como enviado do papa Francisco", anunciou o Vaticano em uma declaração nesta terça-feira (27).
Leia também
• Papa "quebra tabu" e ora por adolescente desaparecida há quatro décadas
• Papa tinha "energia de um homem de 30 anos" ao discutir desigualdade e fim para guerra, diz Lula
"O principal objetivo da iniciativa é estimular gestos de humanidade que possam ajudar a promover uma solução para a situação trágica atual e encontrar os meios para alcançar uma paz justa", afirmou.
O cardeal Zuppi, membro da comunidade de Sant'Egidio, que desempenha o papel de canal diplomático informal da Santa Sé, já visitou Kiev nos dias 5 e 6 de junho.
Durante esta visita "breve, mas intensa", segundo o Vaticano, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse a ele que um cessar-fogo "não levaria à paz".