Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Epidemia de H3N2: Recife reforça rede para casos respiratórios com 126 novos trabalhadores da saúde

Investimento, segundo o gestor, será de mais de R$ 1 milhão por mês.

Prefeito João CamposPrefeito João Campos - Foto: Daniel Tavares/PCR

 

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, no sábado (1º), um reforço na rede de saúde da cidade com a contratação de 126 trabalhadores para a rede municipal por causa da epidemia de influenza A H3N2.

O investimento, segundo o gestor, será de mais de R$ 1 milhão por mês. O Recife tem, até o momento, seis mortes confirmadas pelo subtipo do vírus

“A prefeitura vai investir para estar pronta e preparada para o crescimento do número de casos de influenza na cidade. Esses casos têm crescido dos últimos dias para cá, mas não tem crescido o número de casos graves e de óbitos, mas toda a estrutura tem que  estar pronta para fazer esse acolhimento”, explicou o prefeito do Recife. 

Para atender na Atenção Básica do Recife, serão contratados 12 médicos, 10 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem, todos plantonistas. Além disso, outras 13 pessoas serão convocadas para atuarem na área administrativa, totalizando 50 contratados.  Já para a Média e Alta Complexidade, vão ser contratados oito vigilantes diurnos e um vigilante noturno, um total de nove plantonistas.

Para os postos de testagem, a PCR vai contratar 12 enfermeiros, 36 de técnicos de enfermagem, todos plantonistas. Ademais, quatro pessoas, diaristas, serão chamadas para a área administrativa. O total é de 52 pessoas. Por fim, o Atende em Casa terá um reforço de 15 trabalhadores: 10 médicos plantonistas e 5 enfermeiros plantonistas.

Calamidade pública
Na última segunda-feira (27), o prefeito João Campos se reuniu com a equipe da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, em seu gabinete, e determinou a renovação por mais três meses do decreto de calamidade pública relacionado à pandemia.

O objetivo foi garantir o reforço das estruturas de atendimento para que os recifenses que estejam com sintomas gripais possam receber a assistência adequada de forma mais rápida e eficiente.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter