Logo Folha de Pernambuco

Gripe aviária

Equador detecta três casos de gripe aviária nas Ilhas Galápagos

No domingo, o Equador informou que estava investigando um possível surto de gripe

No domingo, o Equador informou que estava investigando um possível surto de gripeNo domingo, o Equador informou que estava investigando um possível surto de gripe - Foto: Parque Nacional Galapagos / AFP

Os três primeiros casos de gripe aviária foram detectados nas Ilhas Galápagos, que abrigam fauna endêmica e fazem parte do patrimônio natural da humanidade, informou o Parque Nacional de Galápagos (PNG) nesta terça-feira (19).

“Preliminarmente, de cinco espécimes examinados, três deles testaram positivo para gripe aviária H5N1”, afirmou a entidade em comunicado, acrescentando que, para confirmar os casos, o material coletado será enviado ao Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde Pública em Guayaquil, cidade portuária no sudoeste do Equador.

No domingo, o Equador informou que estava investigando um possível surto de gripe aviária nas Galápagos após a descoberta de “várias aves visivelmente doentes” na região norte do arquipélago, no Oceano Pacífico.

As Galápagos, localizadas a 1.000 km da costa equatoriana, abrigam "78 espécies de aves endêmicas e nativas, muitas das quais migram para as costas continentais em busca de alimento", de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

O PNG observou que, para evitar a propagação do vírus na província turística insular, que também possui uma flora única no mundo, foi ordenado o fechamento de locais de visitação nas ilhas Genovesa, San Cristóbal e Española, onde foram detectadas aves afetadas.

Além disso, estão sendo monitoradas áreas de nidificação de populações de aves endêmicas, como pinguins e cormorões.

O ministro do Meio Ambiente, José Dávalos, lamentou a chegada do vírus às Galápagos, cujo ecossistema é delicado e faz parte da reserva da biosfera. O arquipélago, que leva o nome das raras tartarugas gigantes que lá habitam, serviu ao naturalista inglês Charles Darwin para desenvolver a teoria da evolução das espécies.

Em janeiro, o Equador relatou o primeiro caso de gripe aviária em humanos, em meio a uma emergência zoonótica de 90 dias declarada em novembro devido à detecção de doença em fazendas avícolas no continente equatorial, onde quase 300 mil animais foram sacrificados.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Newsletter