Logo Folha de Pernambuco

Eleições nos EUA

Equipe de Biden ameaça expulsar Trump caso ele se negue a deixar a Casa Branca

Nenhum vencedor ainda foi declarado nas eleições e a contagem de votos continua

O candidato democrata, Joe BidenO candidato democrata, Joe Biden - Foto: Angela Weiss / AFP

Um porta-voz de Joe Biden, o candidato democrata à Casa Branca, ameaçou nesta sexta-feira "expulsar" Donald Trump da Casa Branca se o presidente dos Estados Unidos se recusar a admitir a derrota, um resultado que parece cada vez mais provável. 

Joe Biden, 77 anos, está praticamente com um pé na Casa Branca nesta sexta-feira depois de assumir a liderança na contagem de votos no principal estado-chave da Pensilvânia, mas Trump parecia determinado a contestar o veredicto nas urnas. 

Nenhum vencedor ainda foi declarado nas eleições e a contagem de votos continua. 

"Os americanos decidirão o resultado desta eleição", disse o porta-voz de Biden, Andrew Bates, nesta sexta-feira. "E as autoridades dos EUA são perfeitamente capazes de expulsar intrusos da Casa Branca", acrescentou. 

Em uma contagem lenta, a tendência se inverteu no início da manhã na Pensilvânia: o ex-vice-presidente democrata está agora à frente do presidente republicano por uma pequena vantagem. 

Se o ex-vice-presidente de Barack Obama vencer na Pensilvânia, ele se tornará o 46º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, independentemente do resultado da contagem nos demais estados. 

Donald Trump, no entanto, mostrou novamente seu descontentamento e despertou o espectro da fraude na quinta-feira, sem apresentar elementos para apoiar sua declaração.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter