ciência

Equipe médica em Londres usa óculos de realidade mista da Apple em cirurgia pela primeira vez

A enfermeira de instrumentação usou os óculos enquanto ajudava a preparar, acompanhar o processo e escolher as ferramentas corretas

Apple Vision Pro em cirurgiaApple Vision Pro em cirurgia - Foto: Reprodução

Uma equipe do hospital Cromwell, em Londres, no Reino Unido, utilizou o Apple Vision Pro, óculos de realidade virtual da gigante norte-americana, para realizar uma cirurgia na coluna de um paciente enquanto uma enfermeira acompanha o procedimento em realidade aumentada.

A enfermeira de instrumentação usou os óculos enquanto ajudava a preparar, acompanhar o processo e escolher as ferramentas corretas. O dispositivo permitiu que ela visse o mundo real com telas virtuais destacando informações importantes.

O software de inteligência artificial ajuda a fazer uma anotação de cada etapa da operação, e faz uma comparação com procedimentos semelhantes realizados por outros cirurgiões. "Isso elimina erros humanos. É uma virada transformadora", disse Suvi Verho, enfermeira líder de instrumentação no Hospital Independente de Londres, ao Daily Mail.

Um dos médicos presentes elogiou o sistema e disse que a tecnologia transformou uma enfermeira de instrumentação com quem nunca tinha trabalhado em alguém com dez anos de experiência.

Segundo a Apple, o Vision Pro vai obedecer comando de voz, do movimento dos olhos e dos gestos dos dedos. Assim, os usuários abrem aplicativos simplesmente olhando para eles, tocando os dedos para selecionar, passando o pulso para rolar ou recorrendo a um teclado virtual para digitar.

Quando a Apple apresentou os óculos de realidade virtual Vision Pro no ano passado em uma conferência de tecnologia, muitos na plateia ficaram boquiabertos com o preço: US$ 3.500 (cerca de R$ 17.330). Isso representa mais do que o quádruplo do custo de um novo iPhone e 14 vezes o custo de um fone de ouvido concorrente da Meta.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter