Erdogan chega à Rússia para encontro com Putin
Presidente turco é um dos principais líderes da Otan que mantém boas relações com Putin
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan chegou nesta segunda-feira ( ao balneário russo de Sochi para uma reunião com o homólogo russo Vladimir Putin, que deverá abordar a retomada do acordo de exportação de grãos ucranianos, informou a imprensa estatal da Turquia.
Erdogan é acompanhado pelos ministros turcos da Defesa, Relações Exteriores, Energia e Finanças, segundo a agência estatal de notícias Anadolu.
Erdogan é um dos principais líderes da Otan que mantém boas relações com Putin.
Os vínculos estreitos, mas em alguns momentos turbulentos, entre os dois presidentes parecem ter se tornado ainda mais fortes desde que a Rússia iniciou a operação militar na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Leia também
• Preso por críticas a Putin, Igor Girkin lança candidatura ao Kremlin com ironias ao presidente
• Putin ordenou transferência de seu iate de R$ 460 milhões dias antes de invasão à Ucrânia
• Putin não pretende ir ao enterro de Prigozhin
A Rússia abandonou em julho o acordo que permitia a exportação de grãos ucranianos, crucial para o abastecimento de alimentos ao redor do planeta. Moscou alegou que seus cereais e fertilizantes estão bloqueados nas avaliações ocidentais.
Desde então, a Rússia ameaçou atacar os navios que atacaram os portos inovadores no Mar Negro e intensificou os bombardeios contra as infraestruturas portuárias do país vizinho.