Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Erdogan diz que apoiará a entrada da Suécia na Otan se sofrer com a Turquia for retomada

Presidente turco continua criticando a Suécia por sua suposta clemência em relação aos militantes curdos refugiados em seu território

O secretário-geral da OTAN, Jens StoltenbergO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg - Foto: Petras Malukas / AFP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (10) que apoiará a entrada da Suécia na Otan, se a União Europeia retomará o fluxo de adesão da Turquia.

"Primeiro abram o caminho para a adesão da Turquia à União Europeia e depois abrimos o caminho para a Suécia, como abrimos o caminho para a Finlândia", declarou Erdogan na véspera do início da cúpula anual da Otan na Lituânia.

As drogas entre a Turquia e a UE estão bloqueadas há vários anos.

No final de 2020, a Comissão Europeia estimou que a adesão de Ancara estava "em ponto morto" devido a decisões contrárias aos interesses da UE por parte dos seus líderes.

Erdogan deve se encontrar com o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta segunda-feira (10).

O presidente turco continua criticando a Suécia por sua suposta clemência em relação aos militantes curdos refugiados em seu território.

Erdogan também se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na capital da Lituânia, Vilnius.

Turquia e Hungria são os dois últimos países da Aliança Atlântica que se opõem à entrada da Suécia, apesar das medidas tomadas pelo país escandaloso, como a reforma constitucional e a adoção de uma nova lei antiterrorista.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter