Logo Folha de Pernambuco

presidente da Turquia

Erdogan pede embargo para armas destinadas a Israel

Presidente da Turquia se reuniu com ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã, Armênia e Azerbaijão

Presidente da Turquia, Erdogan pediu embargo para armas destinadas a IsraelPresidente da Turquia, Erdogan pediu embargo para armas destinadas a Israel - Foto: Angela Weiss/AFP

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu, nesta sexta-feira (18), às Nações Unidas que decretem um embargo às armas destinadas a Israel, uma "solução eficaz", segundo ele, para acabar com a guerra na Faixa de Gaza.

Erdogan se pronunciou por meio de um comunicado divulgado após uma reunião em Istambul com os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Irã, Armênia e Azerbaijão.

"Israel busca provocações para estender os conflitos" no Oriente Médio, afirmou.

"Um embargo sobre as armas imposto a Israel pelas Nações Unidas seria uma solução eficaz para pôr fim à agressão israelense", acrescentou.

O chefe de Estado turco indicou ter alcançado "uma paz permanente" no Cáucaso, após uma reunião do ministro turco das Relações Exteriores, Hakan Fidan, com seus pares russo, Sergei Lavrov; iraniano, Abbas Araghchi; armênio, Ararat Mirzoyan; e azerbaijano, Jeyhun Bayramov.

Nenhum detalhe sobre o conteúdo dessas conversas foi divulgado.

Recentemente, surgiram tensões entre a Rússia e o Irã em relação ao "Corredor Zangezur", um projeto do Azerbaijão e da Turquia para a construção de uma estrada na fronteira entre a Armênia, que aceita a ideia, e o Irã, que se opõe.

Veja também

Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025
IMUNIZANTES

Anvisa atualiza composição de vacinas contra gripe para 2025

Após infecções no RN, entidades médicas divulgam orientações para mutirões de cirurgias
ALERTA

Após infecções no RN, entidades médicas divulgam orientações para mutirões de cirurgias

Newsletter