Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Erupção de vulcão na Indonésia provoca fuga de centenas de moradores

As autoridades não anunciaram vítimas após a erupção, mas 800 pessoas foram obrigadas a abandonar dois vilarejos

Erupção do vulcão Marapi provoca 11 mortes na IndonésiaErupção do vulcão Marapi provoca 11 mortes na Indonésia - Foto: Adi Prima/AFP

Um vulcão entrou em erupção em uma região remota da Indonésia, o que obrigou centenas de pessoas a abandonar a área nesta quarta-feira, depois que a montanha expeliu lava e uma gigantesca nuvem de fumaça.

O monte Ruang, um vulcão localizado na província de Sulawesi, entrou em erupção às 21H45 (10H45 de Brasília) de terça-feira e a atividade prosseguia nesta quarta-feira, informaram as agências de vulcanologia e geologia.

As autoridades não anunciaram vítimas após a erupção, mas 800 pessoas foram obrigadas a abandonar dois vilarejos na ilha próxima de Tagulandang, informou a agência estatal Antara.

A primeira erupção gerou uma coluna de cinzas de dois quilômetros e depois o vulcão expeliu materiais que alcançaram uma altura de 2,5 quilômetros, informou Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em um comunicado.

A agência de vulcanologia havia alertado na segunda-feira que a atividade do monte Ruang aumentou após dois terremotos registrados nas últimas semanas.

A Indonésia registra atividades sísmicas e vulcânicas frequentes por sua localização no "Anel de Fogo do Pacífico".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter