Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

ESA-PE abre inscrições para bolsas de estudo de curso e congresso de advocacia em Portugal

Eventos acontecem entre os dias 8 e 12 de julho, na Universidade de Coimbra; saiba mais

Curso e congresso de advocacia em PortugalCurso e congresso de advocacia em Portugal - Foto: Yacy Ribeiro/ ESA-PE

A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB-PE, oferece duas bolsas de estudo para o I Curso Avançado em Direito Societário e Empresarial e o Congresso Lusófono de Direito Societário, Empresarial e Trabalhista. Os eventos acontecem entre os dias 8 e 12 de julho de 2024, presencialmente, na Universidade de Coimbra, Portugal

Para se inscrever, o interessado deve seguir alguns critérios para a concessão da bolsa, que seguem diretrizes socioeconômicas. Um edital também foi aberto para a seleção, que pode ser conferido no site da ESA-PE. As inscrições, com taxa de preços a partir de R$ 500, já estão abertas e podem ser feitas até esta quinta-feira (11). 

O curso acontece em parceria da ESA-PE com o Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. As bolsas sorteadas incluem passagem aérea, deslocamento de ida e volta de Coimbra a Lisboa, hospedagem e inscrição no curso e no congresso.

Um sorteio será realizado publicamente no dia 15 de abril, na sede da ESA-PE,  às 19h, para eleger os ganhadores da bolsa. 

O aluno que for contemplado com a bolsa deve possuir, até a data do sorteio, passaporte com validade mínima de seis meses após a data de retorno da viagem. Gastos durante a viagem, como alimentação, deslocamento terrestre e seguro-viagem, ficarão sob responsabilidade do aluno.

“O sorteio das bolsas integra o projeto ESA pelo Mundo que tem cunho social relevante, ofertando oportunidades ímpares para a qualificação dos advogados pernambucanos. Isso reforça o compromisso da ESA em oferecer uma formação contínua e de excelência aos advogados e advogadas. Participar do sorteio da bolsa é uma oportunidade imperdível”, destacou o diretor-geral da ESA-PE, o advogado Leonardo Moreira

Critérios da seleção
A seleção acontece a partir de critérios socioeconômicos, comprovação de adimplência com as anuidades da OAB-PE e ausência de condenações no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE. Após isso, deve ser realizado o sorteio publicamente com o resultado do processo seletivo.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter renda bruta familiar e renda per capta de, no máximo, 7 salários mínimos. Além disso, é necessário ser advogada ou advogado regularmente inscrito nos quadros da Seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil, estar em dia com as anuidades e não possuir registros de condenações em processos ético-disciplinares no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PE.

Como se inscrever
A inscrição pode ser realizada de forma presencial na Secretaria da ESA-PE ou de forma online. Por e-mail, é preciso enviar para o endereço [email protected] o requerimento de inscrição e a declaração disposta nos termos do anexo I do edital, assinada com o certificado digital do candidato, anexando-o ao e-mail de requerimento da inscrição. 

Para quem deseja realizar de forma presencial, a declaração do Anexo I deverá ser firmada pelo próprio candidato, no momento do protocolo do requerimento de inscrição. Essa etapa chega junto com a apresentação da carteira de identidade da advogada/advogado signatário. 

A confirmação do recebimento do e-mail com o requerimento de inscrição ou a prova protocolo físico realizado na ESA-PE é requisito para o candidato comprovar a participação no processo de seleção dos bolsistas. Caso o interessado não receba a confirmação do recebimento do e-mail em até dois dias úteis após a inscrição, deverá entrar em contato com a ESA-PE para comprovar o envio do e-mail no prazo indicado no edital e requerer o comprovante de inscrição.

Os não bolsistas podem se inscrever por meio do site da ESA-PE.

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter