Logo Folha de Pernambuco

Acidente

Escalador morre após ser atingido por raio na Serra do Cipó (MG)

Segunda vítima foi retirada do local, no Morro da Pedreira, em estado grave

Acidente aconteceu na Serra do Cipó, em Minas GeraisAcidente aconteceu na Serra do Cipó, em Minas Gerais - Foto: Divulgação/ ICMBio

Dois escaladores foram atingidos por um raio na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, em Minas Gerais, nesta terça-feira, por volta das 15h08. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer as vítimas. Uma das vítimas morreu por conta da descarga elétrica e outra foi retirada do local em uma ambulância, em estado grave.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas faziam parte de um grupo de aproximadamente 20 pessoas que estava na pedra que foi afetada pelo raio. Chovia no momento da descarga elétrica.

Um homem que ainda não identificado não resistiu e morreu no local. Uma segunda vítima, uma mulher de 45 anos, foi conduzida por uma ambulância a uma unidade de saúde.

A corporação sobrevoou o local, que fica em um descampado, dentro da Serra do Cipó. Nenhuma outra pessoa do grupo precisou ser socorrida.

Minas Gerais tem sido atingida por fortes chuvas ao longo dos últimos dias. De acordo com informações da Defesa Civil do estado, dos 853 municípios de Minas, 145 decretaram estado de emergência até a manhã desta segunda-feira. A expectativa é de que o número aumente.

No sábado, as chuvas causaram o transbordamento de uma barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  Após pedido do Ministério Público do estado, a Justiça interrompeu as atividades da mineradora Vallourec, que terá que garantir moradia aos desabrigados e  o resgate de animais atingidos pelo acidente.

No domingo, a situação da barragem de uma usina hidrelétrica na cidade de Pará de Minas levou a prefeitura a emitir um alerta máximo aos moradores da região, que tiveram de deixar suas casas sob o risco de rompimento da represa.

Veja também

Newsletter