Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Escola de Araripina, no Sertão, é objeto de estudo de pesquisadores da Universidade de Stanford

Pesquisadores da instituição norte-americana visitaram a Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão para compreender o modelo de ensino técnico e profissional ofertado

Representantes da Universidade de Stanford visitam escola em Araripina, Sertão de PernambucoRepresentantes da Universidade de Stanford visitam escola em Araripina, Sertão de Pernambuco - Foto: Superintendência de Comunicação do Estado/Divulgação

A Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, no município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, recebeu a visita, é objeto de estudo da Universidade de Stanford, que fica localizada na Califórnia, nos Estados Unidos.

Pesquisadores da instituição norte-americana visitaram a unidade de ensino pernambucana nessa segunda-feira (16), com o intuito de compreender e compartilhar mundo afora o modelo de ensino técnico e profissional ofertado.

A ETE  Pedro Muniz Falcão é referência na oferta de cursos de Administração, além da área de Sistemas de Energia Renovável, pioneira no Estado.

Durante a visita, o professor Eric Bettinger e a mestre Maria Thereza Rios, que é brasileira e cursou o mestrado nos EUA, conheceram as dependências da unidade escolar pernambucana e conversaram com professores e estudantes para entender as metodologias de ensino integral da escola, e como se dão as parcerias com o setor produtivo da região.

Representantes da Universidade de Stanford visitam escola em Araripina, Sertão de PernambucoRepresentantes da Universidade de Stanford visitam escola em Araripina, Sertão de Pernambuco | Foto: Superintendência de Comunicação do Estado/Divulgação

De acordo com o gestor da unidade, Ricardo Marques Jacó, a repercussão sobre a excelência dos projetos de ensino em parceria com empresas privadas do setor energético foi o que chamou a atenção dos pesquisadores.

“Para a gente é uma grande honra e um privilégio receber essa visita. Trata-se de uma universidade de prestígio mundial, respeitada globalmente. O currículo que foi desenvolvido aqui durante alguns anos, hoje se torna referência internacional”, disse. 

Para Maria Thereza, a ETE conseguiu desenvolver oportunidades inovadoras.

“Existem desafios na educação profissional, não restritos ao Brasil. Então, a ideia aqui é que a gente conheça esse modelo para inspirar ao redor do mundo as melhores práticas de educação profissional. O Brasil carece de parcerias mais sustentáveis com o setor produtivo que de fato aliem a teoria com a prática e a gente vê isso acontecendo aqui no ambiente da escola”, colocou. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter