Pandemia

Escola de Fernando de Noronha retoma suas atividades a partir desta quinta (11)

Atividades na unidade haviam sido suspensas há 10 dias pelo Governo de Pernambuco para "garantir a segurança de alunos e funcionários"

Foto: Divulgação


O Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer, escola localizada na Ilha de Fernando de Noronha, retomou suas atividades presenciais nesta quinta-feira (11). O retorno foi planejado para acontecer gradativamente, em etapas. Inicialmente, retornaram apenas as turmas do infantil 5, com as aulas nos horários da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 17h). 

Dos 45 alunos dos dois turnos desta série, 10 compareceram na escola pela manhã e foram divididos em duas salas. As demais turmas permanecem com aulas remotas até novas orientações. Após ter passado um período de suspensão das aulas devido a infecção de alguns professores pela Covid-19, foi necessário aguardar a recuperação dos funcionários e seguir todas as recomendações das Secretarias de Educação e de Saúde do Estado e da Vigilância em Saúde da Ilha, para reabertura da instituição.

“Recomeçamos as aulas em 2021 com todas as turmas mas, com o tempo, tivemos a infecção de alguns professores, o que nos levou  à suspensão das atividades. Após a recuperação destes profissionais, decidimos retornar aos poucos seguindo todos os protocolos, mantendo toda a segurança necessária, principalmente nos horários de recreio e lanche”, disse a superintendente de Educação de Fernando de Noronha, Rúbia Uchoa.
 

Ao entrar no CIEI, as crianças tiveram a temperatura verificada e passaram álcool em gel nas mãos. As salas estão com as cadeiras seguindo o distanciamento adequado entre elas e os intervalos e recreios foram escalonados. Na hora do lanche, os alunos são divididos em duas salas para aumentar o distanciamento social, já que nesse momento eles ficam sem máscaras. 

“Estamos organizados de acordo com todos os protocolos. Estabelecemos cuidados preventivos como lavagem frequente das mãos, desinfecção dos ambientes, separação das crianças de classes diferentes e distanciamento social”, afirmou a Gestora da Bem-Me-Quer, Sheila Libania.

De acordo com a gestão da escola, as instalações do CIEI foram devidamente sanitizadas e higienizadas, seguindo todas as recomendações dos órgãos competentes. Além disso, a creche recebeu a visita da Inspetora Sanitária, Jeane Kury, que vistoriou toda a estrutura local.
“Estamos fazendo uma inspeção pra saber se todas as normas estão sendo seguidas, tanto em relação ao enfrentamento da Covid-19, como nas questões de estrutura e alimentação das crianças. Verificamos o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel”.

Histórico
Por orientação da Vigilância em Saúde do Arquipélago, no dia 19 de fevereiro, após a ocorrência de casos positivos para COVID-19 em professores do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer, as atividades presenciais na unidade foram suspensas por um período de 10 dias. À época a Secretaria de Educação e Esportes do Governo do Estado, informou que a medida visava "garantir a segurança de alunos e funcionários da creche. As atividades remotas serão mantidas durante o período de suspensão das aulas presenciais".

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Mais de 1.300 incêndios arrasaram florestas do Equador em menos de um mês
Equador

Mais de 1.300 incêndios arrasaram florestas do Equador em menos de um mês

Newsletter