Logo Folha de Pernambuco

Educação

Escola rural de Petrolina recebe melhorias do projeto Escola Transforma

Crianças e adolescentes da Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa foram beneficiadas com uma sala de leitura composta por um acervo de 400 livros, mesas para computadores e um parque novo

Novos espaços e equipamentos para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa, em PetrolinaNovos espaços e equipamentos para as crianças e adolescentes da Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa, em Petrolina - Foto: Divulgação/ Instituto Cuidare

Crianças e adolescentes que moram na área rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram beneficiadas com a chegada de espaços e equipamentos recém-inaugurados na Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa. Essas melhorias foram entregues em novembro através do projeto Escola Transforma, realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas.

No total, são 290 jovens beneficiados com os novos espaços. O projeto busca promover infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.

A Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa conta com alunos entre 4 e 14 anos, do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental I e II. a própria comunidade escolar e Secretaria de Educação de Petrolina participaram do desenvolvimento das melhorias. 

Os alunos foram contemplados com uma sala de leitura composta por um acervo de 400 livros, mesas para computadores e um parque novo. 

Direito ao brincar

Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato de as escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país.

No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.

De acordo com Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare, é através da escola pública que é possível construir uma fundação sólida para futuras gerações.

"Diante do cenário de tantas dificuldades na estrutura de escolas rurais, indígenas e quilombolas, e sabendo que elas representam, o Escola Transforma envolve o poder público, empresas privadas e sociedade organizada para mostrar como ações planejadas junto com as instituições de ensino podem fazer a diferença no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes", disse Kátia. 

Geide Midiã Dias Borges Rocha,  diretora da Escola Municipal Joaquim Francisco da Costa, acredita que os novos espaços reformados e entregues pelo projeto serão essenciais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

“A iniciativa vai modernizar o sistema de comunicação da escola e oferecer bons equipamentos, que possibilitam ver os estudantes da nossa unidade escolar em pleno desenvolvimento, desde a educação infantil até o ciclo dos anos finais do ensino fundamental. Esses benefícios trarão um conjunto extremamente favorável de novas realidades e novas experiências para facilitar o ensino-aprendizagem”, afirma Geide.

Veja também

Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência
INCLUSÃO

Ministra defende mudanças duradouras para pessoas com deficiência

Estudantes de Pernambuco vencem Solve for Tomorrow 2024, da Samsung, com projeto que filtra poluente
TECNOLOGIA

Estudantes de Pernambuco vencem Solve for Tomorrow 2024, da Samsung, com projeto que filtra poluente

Newsletter