Logo Folha de Pernambuco

Educação

Escolas particulares de Pernambuco iniciam ano letivo nesta terça-feira (1º)

Neste novo retorno, os estudantes devem seguir as recomendações de uso de máscara e higienização das mãos, mas o distanciamento mínimo entre eles não é mais obrigatório

Volta às aulas nas escolas particulares. Na foto, Colégio Saber ViverVolta às aulas nas escolas particulares. Na foto, Colégio Saber Viver - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O ano letivo de 2022 começou para os cerca de 420 mil alunos matriculados nas escolas particulares de Pernambuco. As instituições de ensino retomaram as aulas na manhã desta terça-feira (1º), com atividades presenciais, duas semanas após o início da vacinação infantil contra a Covid-19. A rede pública estadual volta na próxima quinta (3).

Neste novo retorno, os estudantes devem seguir as recomendações de uso de máscara e higienização das mãos, mas o distanciamento mínimo entre eles não é mais obrigatório. Também não será exigido passaporte vacinal, segundo orientação do Sindicato dos Estabelecimento de Ensino do Estado (Sinepe-PE). Confira os protocolos de higiene para a volta às aulas da rede privada de ensino.
 

Volta às aulas nas escolas particulares. Na foto, Colégio Saber ViverVolta às aulas nas escolas particulares. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Para receber os alunos, as unidades apostam no clima de confraternização. Na Zona Norte do Recife, o Colégio Saber Viver, localizado no bairro do Espinheiro, fez uma recepção com música. Além do DJ, dois artistas vestidos de mímicos animavam a garotada.

“Está sendo uma alegria imensa. Aqui a gente acredita muito no formato de ensino presencial devido às relações pessoais e prepara um dia superalegre”, comenta a diretora pedagógica Natália Ayres.
 

Avó da estudante Maysa, de 9 anos, a economista Cristina Kirzner, 63, já garantiu a primeira dose da neta e se sente bastante aliviada. “Graças a Deus ela está vacinada, a ansiedade nossa era muito grande. E eu sei que a escola é muito cuidadosa”, disse. Maysa estava com saudade dos colegas. “Muita, muita, muita [saudade]. Vou brincar com meus amigos e aprender muito”, ressaltou.

Com a vacina da filha Helena, 8, agendada para este mês, a enfermeira Emanuele Medeiros, 42, disse que ficou mais temerosa. "Mas ela não aguentava mais esse tempo que passou em casa desde o início da pandemia, visto que a gente só liberou a vinda para a escola no segundo semestre do ano passado. Isso mexe muito com a saúde mental. É um exercício de um dia de cada vez", descreveu.

Protocolos
Em Olinda, o Colégio DOM, localizado no bairro de Casa Caiada, que atende mil alunos do Ensino Infantil ao Médio, contou até com a ajuda de um super-herói para animar os jovens. Lá, foi o Homem-Aranha quem fez a recepção, tirando fotos e interagindo com eles. Mas, para além da festa, o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Genildo Júnior, ressaltou a necessidade de cumprir os protocolos.

“Este é um momento de muita atenção. A gente conta com a colaboração dos pais no sentido de que, se você tem em casa alguém com sintomas gripais ou teve contato com alguém que apresentou, deixe a criança em casa porque ela não vai ser prejudicada. Ela vai ter aula remota”, afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador, o número de estudantes nas salas aumentou desde o ano passado. “Muitos deles estão há dois anos, praticamente, sem vir à escola. É uma perda pedagógica muito forte. Então, a gente está com todo o cuidado”, informou.

Começando o segundo ano do Ensino Médio, a estudante Sely Maria, 17, conta que, em 2021, não teve aula presencial “direito”. “Estava bem ansiosa para voltar. A aula presencial é bem melhor que a remota. Sentia falta do contato com todo mundo”, comentou.

Veja também

México prepara aplicativo que 'alerta' migrantes ameaçados de deportação nos EUA
migração

México prepara aplicativo que 'alerta' migrantes ameaçados de deportação nos EUA

Mais de 30 mil sírios estabelecidos na Turquia retornaram ao seu país nos últimos 17 dias
MUNDO

Mais de 30 mil sírios estabelecidos na Turquia retornaram ao seu país nos últimos 17 dias

Newsletter