Logo Folha de Pernambuco

Mundo

'Escolha ruim': Zelensky recusa visita de secretário-geral da ONU

Ucrânia criticou a ida de António Guterres ao encontro na cúpula do Brics, em Kazan

O presidente da Ucrânia, Volodymyr ZelenskyO presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: Andreas Solaro / AFP

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, se recusou a receber o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, em Kiev, na Ucrânia, após sua participação na cúpula do Brics em Kazan, na Rússia.

A visita de Guterres à cidade russa ocorreu em meio a críticas da Ucrânia, que classificou sua ida ao evento como uma "escolha ruim" e que "prejudica a reputação da ONU".

Brasil vetou o ingresso da Venezuela e Nicarágua: Líderes do Brics aprovam ingresso de 13 países no grupo na condição de 'parceiros'

'Não arsenal atômico': Após sugerir que poderia buscar armas nucleares, Zelensky diz que Ucrânia precisa da Otan

— Depois de Kazan, (Guterres) queria visitar a Ucrânia, mas o presidente não confirmou sua visita (...) pela humilhação da razão e do direito internacional em Kazan — afirmou uma fonte da presidência ucraniana, que falou em anonimato à AFP.

Durante a cúpula, Guterres encontrou com Putin e reiterou que a "invasão russa da Ucrânia" é uma "violação do direito internacional", segundo comunicado divulgado por seu porta-voz. O Kremlin, no entanto, não comentou oficialmente sobre as discussões entre os dois líderes.

Antes de reunião com Putin, Guterres reiterou aos participantes do encontro a importância por uma "paz justa" na Ucrânia, retomando as palavras de Zelensky em seu "plano para a vitória".

O Brics, bloco criado em 2009 com Brasil, Rússia, Índia e China, e que mais tarde incluiu a África do Sul, passou a contar também com Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.

Veja também

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano
EUA

EUA diz estar comprometido com uma "solução diplomática" no Líbano

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Newsletter