Pré-história

Escultura de cinco mil anos é descoberta na Inglaterra

Segundo arqueólogos britânicos, a escultura tem cerca de 5 mil anos e data da época do monumento pré-histórico Stonehenge

Uma foto divulgada pelo Museu Britânico em Londres em 10 de fevereiro de 2022 mostra o tambor de giz Burton Agnes, a bola de giz e o alfinete de osso, datados entre 3005 aC e 2890 aC, descobertos em uma propriedade ruralUma foto divulgada pelo Museu Britânico em Londres em 10 de fevereiro de 2022 mostra o tambor de giz Burton Agnes, a bola de giz e o alfinete de osso, datados entre 3005 aC e 2890 aC, descobertos em uma propriedade rural - Foto: The British Museum / AFP

Arqueólogos britânicos desenterraram uma escultura de 5 mil anos, o achado pré-histórico mais importante do país em um século, anunciou nesta quinta-feira (10) o Museu Britânico.

O tambor de giz, que apesar do nome não tem finalidade musical, data da época do monumento pré-histórico Stonehenge e poderá ser visto na exposição sobre o período neolítico que será inaugurada no dia 17 de fevereiro no museu localizado em Londres.

"Esta é uma descoberta verdadeiramente extraordinária, a peça de arte pré-histórica mais importante encontrada na Grã-Bretanha nos últimos 100 anos", afirmou Neil Wilkin, o curador da exposição.

Segundo o museu, o tambor é "um dos artefatos mais elaborados deste período que foram encontrados na Grã-Bretanha e na Irlanda". Seu estilo lembra os objetos de Stonehenge.

O cilindro decorado foi encontrado nas sepulturas de três crianças, cujas mãos se tocavam. Foi colocado logo acima da cabeça do mais velho, junto com uma bola de giz e uma agulha de osso polido.

A descoberta ocorreu a cerca de 384 quilômetros de Stonehenge, perto da vila de Burton Agnes, no norte da Inglaterra.

Uma bola e agulhas parecidas foram encontradas em Stonehenge e seus arredores, o que sugere que os povos da Grã-Bretanha e da Irlanda compartilhavam "estilos artísticos e provavelmente crenças a distâncias consideráveis", disse o Museu Britânico.

A coleção do museu inclui três tambores semelhantes encontrados em 1889 em uma sepultura infantil a cerca de 24 quilômetros do local do último achado.

Os três artefatos, conhecidos como tambores de Folkton, estão entre "os objetos antigos mais famosos e enigmáticos já encontrados em escavações na Grã-Bretanha", apontou o museu.

Eles foram produzidos na mesma época da primeira fase da construção de Stonehenge, entre 3005 e 2890 a.C.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter