Espaço Ciência e Observatório da Sé são premiados nacionalmente por divulgação da astronomia
As duas instituições pernambucanas ganharam o prêmio Quíron de Prata
Duas instituições pernambucanas ganharam o prêmio Quíron de Prata, premiação simbólica às entidades que promovem a divulgação da Astronomia no Brasil.
O Espaço Ciência, localizado entre Recife e Olinda, e o Observatório da Sé, em Olinda, ficaram em quarto lugar entre as instituições premiadas no Quíron, promovido a cada cinco anos pelo Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos (Gaea).
A premiação levou em conta registros de observações, eventos astronômicos, exposições, cursos, mobilizações, entre outras atividades realizadas nos dois espaços nos anos de 2018 e 2019.
O Espaço Ciência, incluindo o Observatório Astronômico do Alto da Sé, somou 24.480 pontos e ficou posicionado à frente de instituições como o Museu de Astronomia e Ciências afins (Mast) e o Observatório Nacional, ambos situados no Rio de Janeiro (RJ).
A instituição pernambucana ficou atrás apenas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo; do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza, vinculado ao Instituto Federal de Santa Catarina; e da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
O coordenador de Astronomia do Espaço Ciência e Observatório da Sé, Cleiton Batista, afirmou que o prêmio é recebido como um reconhecimento do trabalho de popularização do conhecimento feito pela instituição. "Infelizmente, 2020 foi um ano atípico,e buscamos dar continuidade às nossas ações apenas de forma remota. Mas esperamos que tudo isso passe logo para retomarmos o contato com o público, as observações e os eventos", disse Batista.
Leia também
• Sonda chinesa pousa na Lua para coletar amostras do solo
• Astrônomos detectam planeta errante do porte da Terra vagando pela Via Láctea
• Crianças podem visitar Planeta Inseto e Museu da Pesca pela internet
Entre 2018 e 2019, o Espaço Ciência realizou dezenas de atividades relacionadas à Astronomia, como o Dia do Asteróide, Semana Mundial do Espaço, Yuri's Night, Noite Internacional de Observação da Lua, 100 horas de Astronomia, temporada de férias em janeiro e em julho, monitoramento da poluição luminosa, celebração do centenário do Eclipse de Sobral, entre outros.
Entre os eventos realizados, alguns foram organizados de forma conjunta com o Observatório da Sé, como a Semana da Astronomia; Semana da Energia; Semana dos Povos Indígenas; Dia Internacional da Luz.
Em 2019, o Espaço Ciência completou 25 anos de existência. No ano passado, também foram celebrados os 15 anos da reinauguração do Observatório Astronômico do Alto da Sé. De acordo com a administração do espaço, mais de 68 mil visitantes passaram pelo observatório em 2019; no mesmo ano, mais de 120 mil visitantes foram ao Espaço Ciência.