Espaço Ciência inaugura exposição "Caminhos da Matemática" nesta sexta-feira (6)
Jogos e oficinas estão na programação da mostra
Após dois anos celebrando de forma remota, o Espaço Ciência volta a comemorar o Dia Nacional da Matemática com atividades presenciais nesta sexta-feira (6). O museu irá inaugurar a exposição "Caminhos da Matemática", em homenagem ao matemático e divulgador científico Francis Dupuis, que já fez parte da equipe do espaço. Jogos e oficinas estão na programação para a data.
Em diferentes painéis, o objetivo da exposição é apresentar a matemática de forma dinâmica, estimulando a curiosidade e a reflexão. A mostra foi idealizada e coordenada por Anete Soares, professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Também serão realizadas três oficinas: no turno da tarde, "Matemática, música e dança", com a proposta de perceber a presença da matemática na arte, na contagem dos ritmos, nas notas musicais, nos movimentos e coreografias da dança, e "Jogo da Memória geométrico", para aprender mais sobre as formas geométricas; já no turno da manhã e da tarde, visitantes poderão participar da oficina "A fita de Moebius", para confeccionar e descobrir o que tem de especial nestas fitas e o que as diferencia das fitas cilíndricas.
Leia também
• Desempenho de meninas em Matemática melhorou nos últimos anos, diz Unesco
• Olimpíada Brasileira de Matemática cresce e chega às crianças da alfabetização
• Peixes também são bons em matemática
O Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao escritor, matemático e educador brasileiro Júlio César de Mello e Sousa. Ele usava histórias, jogos, problemas e desafios para tornar a Matemática mais interessante para seus alunos. Com o codinome Malba Tahan, publicou centenas de obras, sobretudo de Matemática, dos quais a mais conhecida é "O homem que calculava".