Logo Folha de Pernambuco

leilão

Espada moura atribuída a Napoleão é leiloada em Londres

A estimativa inicial foi estabelecida entre 30.000 e 50.000 libras esterlinas

Uma cimitarra e sua bainha gravada, presenteadas a um capitão da Marinha Real, James Kearney White, por Napoleão Bonaparte como agradecimento por fornecer seu vinho quando ele estava no exílioUma cimitarra e sua bainha gravada, presenteadas a um capitão da Marinha Real, James Kearney White, por Napoleão Bonaparte como agradecimento por fornecer seu vinho quando ele estava no exílio - Foto: Benjamin Cremel / AFP

Uma espada moura associada a Napoleão Bonaparte, provavelmente retirada de um soldado derrotado e dada pelo imperador deposto a um oficial britânico, está à venda em Londres.

Esse objeto de 80 centímetros, com lâmina curva e ainda muito afiada, será leiloado em 12 de novembro pela empresa especializada Charles Miller Ltd.

A estimativa inicial foi estabelecida entre 30.000 e 50.000 libras esterlinas (entre 226.500 e 377.500 reais).

Essa espada de combate não tem ornamentos ou pedras preciosas. “Seria uma espada comum se não tivesse pertencido a Napoleão”, disse Charles Miller à AFP.

Pouco se sabe sobre sua procedência. Seu formato curvo “é típico das espadas mouras”, diz o especialista, que acredita que “provavelmente foi tirada de um soldado derrotado e mantida como despojo de guerra” por Napoleão.

Manuseando o objeto com cuidado, o vendedor aponta para uma discreta inscrição que diz: “presente de Napoleão Bonaparte a James Kearney, 1815”.

O testamento do oficial da marinha, que está preservado nos arquivos nacionais, dá um relato do fato.

Veja também

Justiça proíbe divulgação de informações falsas sobre mamografia
Mamografia

Justiça proíbe divulgação de informações falsas sobre mamografia

MEC estuda usar Enade como seleção unificada para professores
MEC

MEC estuda usar Enade como seleção unificada para professores

Newsletter