ORIENTE MÉDIO

Espanha anuncia ajuda emergencial para a agência da ONU para os palestinos

A agência perdeu financiamento de diversos países após acusações de que 12 dos seus funcionários participaram dos ataques de 7 de outubro em território israelense

Carrs da agência da ONU em Gaza, em escola administrada pela UNRWA que foi transformada em abrigoCarrs da agência da ONU em Gaza, em escola administrada pela UNRWA que foi transformada em abrigo - Foto: Mahmud Hams/AFP

A Espanha anunciou, nesta segunda-feira (5), uma ajuda de emergência de 3,5 milhões de euros (3,76 milhões de dólares ou 18,5 milhões de reais na cotação atual) para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), cujo funcionamento está em risco devido à suspensão do financiamento por parte de vários países.

"A Espanha mobilizará uma dotação urgente de 3,5 milhões de euros à UNRWA para manter as suas atividades no curto prazo", disse o ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel Albares, perante uma comissão no Parlamento.

"A situação da UNRWA é desesperadora e existe um sério risco de que as suas atividades humanitárias em Gaza sejam paralisadas dentro de algumas semanas", disse ele.

A agência está no meio de uma polêmica após acusações de que 12 dos seus funcionários participaram nos ataques de 7 de outubro em território israelense. Muitos países, incluindo os Estados Unidos, suspenderam o seu financiamento após a denúncia.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter