Logo Folha de Pernambuco

narcotráfico

Espanha apreende quatro toneladas de cocaína enviadas do Paraguai em sacos de arroz

A Espanha é considerado um dos principais pontos de entrada da cocaína sul-americana na Europa

Bandeira da EspanhaBandeira da Espanha - Foto: Pixabay/Reprodução

Quatro toneladas de cocaína escondidas em sacos de arroz provenientes do Paraguai foram apreendidas em Barcelona, a maior apreensão registrada no porto desta cidade do nordeste da Espanha, durante uma operação na qual oito pessoas foram detidas, anunciou nesta sexta-feira a Guarda Civil.

Esta apreensão é resultado de uma investigação internacional iniciada no ano passado contra uma empresa espanhola que importava arroz do Paraguai, informou a Guarda Civil em comunicado.

Os traficantes tinham em Assunção uma equipe encarregada de "processar a droga até transformá-la em pó, embalá-la em sacos plásticos e colocá-la em sacos de arroz costurados manualmente", disse a força de segurança.

A associação criminosa "era composta por empresários especializados em importação e exportação" e "investidores que forneceram o capital necessário para a logística das operações", bem como "pessoal de segurança" encarregado de proteger as operações, disse.

Segundo a Guarda Civil, que atuou em colaboração com a polícia paraguaia e a agência antidrogas dos Estados Unidos (DEA), a rede também exportava drogas para outros portos europeus.

Em março, foram apreendidas 2,1 toneladas de cocaína desta organização em Southampton, no Reino Unido, e em outubro, outras 3,3 toneladas da droga foram descobertas no Paraguai.

Além das oito pessoas detidas na Espanha, incluindo o chefe da empresa espanhola que é alvo da investigação e cujo nome não consta no comunicado, outras duas pessoas foram presas, incluindo o chefe da rede no Paraguai, indicou a Guarda Civil.

A Espanha é considerada um dos principais pontos de entrada da cocaína sul-americana na Europa.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter