Temperatura

Espanha bate novo recorde de calor em dezembro

O sul da Península Ibérica enfrentou dias correntes de ar quente, que atingiram recordes de temperatura

Essa temperatura, característica do verão, é 0,5 ºC superior ao recorde anterior (29,4 ºC) para a Espanha continentalEssa temperatura, característica do verão, é 0,5 ºC superior ao recorde anterior (29,4 ºC) para a Espanha continental - Foto: Pau Barrena/AFP

Um novo recorde de calor para um mês de dezembro foi quebrado nesta terça-feira (12) na Espanha, com temperatura de 29,9 ºC registrada em Málaga, sul do país, informou a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).

Essa temperatura, característica do verão, é 0,5 ºC superior ao recorde anterior (29,4 ºC) para a Espanha continental, registrada em 10 de dezembro de 2010 perto de Granada, também na Andaluzia, apontada a Aemet na rede social X.

O sul da Península Ibérica enfrentou dias correntes de ar quente, que atingiram recordes de temperatura, inclusive em Múrcia (27,6 ºC) e Alicante (27,3 ºC), na costa do Mediterrâneo.

“Bater registra por tamanha diferença seria muito menos provável sem as mudanças climáticas observadas na escala global”, comentou a Aemet.

Habituada a temperaturas elevadas, a Espanha experimenta há anos o aumento das ondas de calor, que ocorrem com frequência cada vez maior, às vezes fora dos meses de verão, o que preocupa os cientistas.

Segundo a Aemet, a frequência das ondas de calor triplicadas nos últimos dez anos no país. A duração do verão meteorológico aumentou dez dias por década desde os anos 1980.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter