Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Espanha detecta 59 casos de varíola do macaco e comprará vacinas através da UE

País tem ao todo 171 casos suspeitos

Varíola dos macacosVaríola dos macacos - Foto: Andrea Maennel, Andrea Schnartendorff / RKI Robert Koch Institute / AFP

A Espanha detectou nesta quarta-feira (25) 59 casos de varíola do macaco e anunciou que vai comprar vacinas e antivirais em um programa conjunto da União Europeia (UE), anunciou o governo. 

Os casos positivos foram detectados por teste de PCR e 20 deles confirmados por sequenciamento genético, anunciou a ministra da Saúde Carolina Darias, em entrevista coletiva. 

No total, 171 casos suspeitos foram detectados no país.

A Espanha vai adquirir as vacinas Imvanex e os antivirais Tecovirimat através da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA), afirmou a ministra.

A HERA, que se reuniu na manhã desta quarta-feira (25), colocará "a disposição dos estados -membros a vacina contra a varíola, neste caso, a Imvanex", disse.

A Imvanex, do laboratório Bavarian Nordic, é um imunizante de terceira geração autorizado na Europa desde 2013 e indicado contra a varíola em adultos.

Não há tratamento nem vacinas específicas para a varíola do macaco, mas os surtos podem ser controlados com imunizantes contra a varíola, segundo a OMS.

A varíola do macaco, detectada recentemente na Europa e América do Norte, é uma doença pouco comum, originária da África.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter