Logo Folha de Pernambuco

Pandemia

Espanha e Índia aumentam restrições a viajantes do Brasil para conter avanço de variantes

A medida entrará em vigor a partir desta segunda-feira (22)

Após a descoberta da novas cepa, o Brasil tem enfrentado restrições por parte de outros paísesApós a descoberta da novas cepa, o Brasil tem enfrentado restrições por parte de outros países - Foto: Justin Tallis/AFP

A ministra da Saúde da Espanha, Carolina Darias, anunciou nesta quarta-feira (17) que o país irá impor quarentena obrigatória a todas as pessoas que chegarem em voos vindos do Brasil e da África do Sul, com o objetivo de evitar a propagação de novas variantes do coronavírus.

A medida entrará em vigor na madrugada de segunda-feira (22) e deve valer, a princípio, por 14 dias. Passageiros de voos brasileiros e sul-africanos que chegarem à Espanha nesse período deverão ficar em isolamento por no mínimo sete dias, a depender dos resultados de testes de detecção da Covid-19.

 



No final de dezembro, a Espanha também restringiu a entrada de viajantes do Reino Unido. Segundo Darias, foram confirmados 613 casos da variante britânica, 6 da sul-africana e 2 da brasileira. No total, o país registrou mais de 3,1 milhões de infecções e 66,3 mil mortes por Covid-19.

Na Índia, a preocupação com o avanço das três variantes levou o governo a exigir que passageiros do Brasil, do Reino Unido e da África do Sul apresentem testes com resultado negativo antes de embarcar em voos para a Índia. Além disso, os viajantes deverão, obrigatoriamente, fazer outro teste assim que chegarem ao país.

Autoridades indianas confirmaram 187 casos da variante britânica, 4 da sul-africana e 1 da brasileira. Ao todo, o país tem quase 11 milhões de casos e 156 mil mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins.

 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter