Espanha planeja regularizar dezenas de milhares de imigrantes a mais todo ano
Através de uma reforma dos regulamentos, o governo tem como objetivo "fortalecer e ampliar as vias de acesso à regularização dos migrantes que se encontram" no País
O governo de esquerda espanhol anunciou, nesta terça-feira (19), a adoção de uma reforma dos regulamentos de imigração que permitirá, segundo ele, a regularização de mais dezenas de milhares de imigrantes nos próximos três anos.
"O objetivo é fortalecer e ampliar as vias de acesso à regularização dos migrantes que se encontram na Espanha, para que possam levar uma vida plena como cidadãos: ter direitos e ter deveres", explicou Elma Saiz, ministra da Inclusão, Segurança Social e Migrações do Governo de Pedro Sánchez.
Leia também
• Sociedade deve 'mudar sua atitude sobre o estupro', diz Gisèle Pelicot
• Juiz de Nova York deve decidir caso de ex-atriz pornô contra Trump ou abandoná-lo
• Vladimir Putin "não vai parar sozinho", disse o presidente ucraniano
"Com as novas funcionalidades que incorporamos, estimamos que cerca de 300 mil pessoas poderão ser regularizadas todos os anos nos próximos 3 anos", disse Saiz, lembrando que em 2023 foi regularizada a situação de 210 mil pessoas.
Segundo a ministra, "são 2,9 milhões de estrangeiros que contribuem mês a mês para a Seguridade Social, representam 13,6% do total de filiados, dois pontos a mais do que há apenas dois anos".
"Como disse o presidente Sánchez há algumas semanas, a Espanha tem que escolher entre ser um país aberto e próspero ou ser um país fechado e pobre", acrescentou a ministra.