Europa

Espanha recebe 1º grande carregamento de vacinas, após incidente logístico

País contabiliza mais de 50 mil mortes desde o início da pandemia

Enfermeiro espanhol preparando dose de vacina da Pfizer-BioNTechEnfermeiro espanhol preparando dose de vacina da Pfizer-BioNTech - Foto: D.Sinova/Comunidad De Madrid/AFP

A Espanha recebeu "mais de 350.000 doses" da vacina Pfizer/BioNTech contra a covid-19, nesta terça-feira (29), um dia depois de um incidente logístico na Bélgica que impediu sua entrega na manhã de ontem - anunciou o governo.
 
As vacinas chegaram em cinco voos a diferentes pontos do país, de onde o carregamento "será distribuído para que a vacinação em massa na Espanha comece hoje", disse a Presidência do governo em um comunicado.
 
O Exército vai colaborar nesta logística, levando as doses aos dois arquipélagos (Canárias e Baleares) e aos enclaves norte-africanos de Ceuta e Melilla.
 
Com mais de 50 mil mortes desde o início da pandemia, segundo a contagem oficial, a Espanha recebeu as primeiras doses em 26 de dezembro. A tão esperada campanha de vacinação começou no domingo, 27, como a maioria dos países da União Europeia, e receberia, na segunda-feira, esta primeira grande remessa.
 
A entrega na Espanha - e em outros sete países europeus não especificados - foi atrasada em 24 horas por um "pequeno problema logístico", disse a Pfizer, que está distribuindo a vacina para toda Europa a partir de sua fábrica em Puurs, na Bélgica.


O plano para os próximos três meses é que a Espanha receba semanalmente 350 mil doses dessa primeira vacina aprovada. A este imunizante, vão-se somar outros seis, que deverão ser autorizados sucessivamente pela Agência Europeia de Medicamentos.
 
Em entrevista à Televisión Española nesta terça-feira, o ministro da Saúde, Salvador Illa, disse que, se tudo correr conforme o planejado, no verão pode haver "em torno de 70%" dos espanhóis vacinados.

 

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

União Europeia anuncia empréstimo de  35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados
EUROPA

União Europeia anuncia empréstimo de 35 bilhões para Ucrânia com ativos russos congelados

Newsletter