Logo Folha de Pernambuco

variola

Espanha registra primeira morte de paciente com varíola do macaco

Com mais de 4 mil pessoas infectadas, Espanha é um dos países com mais casos no mundo

Exames para identificar varíola dos macacosExames para identificar varíola dos macacos - Foto: Dado Ruvic

O Ministério da Saúde da Espanha notificou, nesta sexta-feira (29), o falecimento de uma pessoa com varíola do macaco, a primeira morte de um paciente com a doença registrada na Europa.

Na Espanha, um dos países com mais casos no mundo, 4.298 pessoas se infectaram com o vírus e uma delas morreu, de acordo com o Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde, que não deu mais detalhes.

Questionada sobre a influência do vírus na morte, uma porta-voz da pasta afirmou à AFP que apenas a autópsia poderá responder.

"Dos 3.750 pacientes com informações disponíveis, 120 foram hospitalizados (3,2%) e um faleceu", afirma o relatório do ministério desta sexta, com base em dados da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica. 

Pouco antes, uma morte por varíola do macaco foi anunciada no Brasil: um homem de 41 anos com comorbidades, em Belo Horizonte, Minas Gerais. É a primeira morte ligada à doença fora da África e a sexta no mundo no surto atual.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ativou, no sábado, o nível máximo de alerta para reforçar a luta contra a doença, que já afetou quase 17 mil pessoas em 74 países.

A varíola do macaco - detectada pela primeira vez no ser humano em 1970 - é menos perigosa e contagiosa que a antiga varíola, erradicada em 1980.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter