Especialista em temas ambientais será próxima ministra da Energia do México
A próxima secretária de Energia é uma economista especializada nas áreas de direito, finanças, desenvolvimento e meio ambiente
A economista Luz Elena González Escobar, 61, foi nomeada nesta quinta-feira (27) pela presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, para comandar a Secretaria de Energia do seu governo, que começa em 1º de outubro.
A esquerdista Sheinbaum, graduada em física e especializada em engenharia ambiental, concluiu o segundo anúncio dos membros do seu gabinete com cinco nomeações, que se somam às sete já anunciadas.
Leia também
• EUA afirma que número de migrantes interceptados em fronteira com o México cai 40%
• Fauna: o restaurante do chef David Castro, que todo mundo precisa conhecer no México
"Ela possui vários estudos relacionados ao meio ambiente, conhece os temas ligados à energia e ajudou a coordenar o projeto de painéis fotovoltaicos na central de abastecimento" da cidade, citou a presidente eleita.
A próxima secretária de Energia é uma economista especializada nas áreas de direito, finanças, desenvolvimento e meio ambiente, e fez mestrado na Universidade da Catalunha.
Até dias atrás, Luz Elena González Escobar era secretária de Finanças da capital, cargo para o qual foi nomeada por Claudia Sheinbaum, que foi prefeita da Cidade do México (2018-2023). No governo federal, foi assessora do Instituto Nacional de Economia e da Secretaria de Meio Ambiente.
O setor de energia é fundamental para a economia mexicana, uma vez que a atividade petroleira, principalmente a exportação, representa cerca de 8% do PIB do país.