Esposa de presidente mexicano acusa Ralph Lauren de plagiar desenhos indígenas
Beatriz Gutiérrez fez a acusação através de uma postagem em seu perfil no Instagram
Beatriz Gutiérrez, esposa do presidente do México e líder de um comitê sobre questões culturais, acusou nesta quinta-feira (20) o estilista americano Ralph Lauren de plagiar de plagiar desenhos indígenas na confecção de um de suas peças.
"Ei Ralph: já percebemos que você gosta muito dos desenhos mexicanos (...) No entanto, ao copiar esses desenhos você comete plágio e, como sabe, o plágio é ilegal e imoral", escreveu no Instagram a esposa do presidente Andrés Manuel López Obrador.
Gutierrez acompanhou seu questionamento com a imagem de um casaco colorido com a etiqueta "Ralph Lauren" dentro de uma loja.
Ela explicou que os desenhos usados na peça correspondem a criações têxteis das comunidades de Contla (centro) e Saltillo (norte).
Leia também
• Júri de Nova York rejeita acusações de agressão sexual contra Kevin Spacey
• The Crown: atriz Judi Dench acusa Netflix de 'sensacionalismo barato'
• Corpo de Emílio Santiago será exumado nove anos após sua morte, para suposto filho fazer DNA
A peça também é vendida em várias lojas online sob o nome de "cardigan listrado com cinto" e tem um custo médio de 300 dólares, apurou a AFP.
"Pelo menos reconheça. E espero que você compense os danos às comunidades originárias que fazem esse trabalho com amor e não com fins lucrativos milionários", acrescentou a também escritora e historiadora, que coordena um comitê de assuntos históricos e culturais, de forma honorária.
No ano passado, o México denunciou outras marcas de roupa, como a chinesa Shein, a espanhola Inditex e as americanas Anthropologie e Patowl, por usarem designs mexicanos em suas peças.
Devido à apropriação cultural imprópria, o país também reclamou em 2020 da costureira francesa Isabel Marant, que depois se desculpou ao governo e a uma comunidade indígena em Michoacán (oeste).
Em 2019, o Ministério da Cultura também denunciou a marca de Carolina Herrera, designer venezuelana radicada nos Estados Unidos, por ter replicado bordados coloridos típicos da comunidade de Tenango (centro).
O México possui 56 grupos étnicos, tendo assim uma importante riqueza artesanal, especialmente em têxteis e bordados.