Logo Folha de Pernambuco

autocrítica

Essas são as frases que as pessoas de sucesso jamais dizem a si mesmas, segundo a psicologia

Evitar essas frases e reformulá-las de maneira mais construtiva é essencial para alcançar o sucesso em qualquer tipo de ambiente

Essas são as frases que as pessoas de sucesso jamais dizem a si mesmas, segundo a psicologiaEssas são as frases que as pessoas de sucesso jamais dizem a si mesmas, segundo a psicologia - Foto: @pikisuperstar/Freepik

De que depende o sucesso? Segundo Emma Seppala, psicóloga especialista em felicidade e conexão social, ele não depende apenas de habilidades extraordinárias, mas de manter uma relação saudável consigo mesmo.

A autocrítica severa, frequentemente expressa em frases tóxicas, pode se tornar um obstáculo significativo para alcançar o máximo potencial, tanto pessoal quanto profissional.

— Como falamos conosco, tem um efeito direto na nossa autoestima e bem-estar emocional — explica a psicóloga Iria Reguera. — pensamentos negativos nos levam a avaliar nossos erros e fracassos de maneira destrutiva e afetam nossa motivação e saúde mental.

Cinco frases que as pessoas de sucesso evitam dizer a si mesmas:

“Não acredito que fiz isso. Sou um(a) idiota”
Errar faz parte do aprendizado. De acordo com pesquisas, os erros podem ser uma oportunidade para melhorar. Substituir essa frase por algo mais específico, como “estava distraído(a)” ou “entendi errado”, evita que nos rotulemos permanentemente e promove uma autoimagem mais compassiva.

Escreva a legenda aqui

“Sou um fracasso”
Afirmativas generalizadas como essa podem destruir a autoestima. É mais realista e construtivo dizer: “Fracassei nisso, mas aprendi muito”. Transformar os fracassos em lições fortalece nossa capacidade de resiliência.

“Não sou bom/boa o suficiente”
A negatividade pode nos levar a ignorar nossas fortalezas. Por outro lado, praticar a autocompaixão aumenta a energia e o otimismo, segundo pesquisas. Focar em suas conquistas e reconhecer suas habilidades é fundamental para crescer.

“Nunca vou conseguir. Para que tentar?”
A neuroplasticidade demonstra que podemos continuar aprendendo e melhorando em qualquer idade. Em vez de desistir, é melhor aceitar que algo exige mais prática e tempo, mas é alcançável.

“Não sou tão bom quanto eles”
Comparar-se constantemente com os outros pode minimizar nossas conquistas. Um exercício como o “Meu melhor refletido”, sugerido por Seppälä, ajuda a valorizar nossas forças ao perguntar a quem nos conhece o que admiram em nós. Isso fortalece a confiança e reduz a autocrítica.

Veja também

Newsletter