Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Estado de São Paulo desobriga uso de máscaras ao ar livre

Decisão também vale para pátios de escolas, autódromos, estádios de futebol, praças, parques; o uso do item para locais fechados segue obrigatório

Governador de São Paulo, João DoriaGovernador de São Paulo, João Doria - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A partir desta quarta-feira (9), o uso de máscaras faciais para proteção contra a Covid-19 não é mais obrigatório em todo o estado de São Paulo. Os paulistas poderão baixar o item de proteção em diversos ambientes, informou o governador João Doria (PSDB).

Valem para a nova medida ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol, centro de eventos, autódromos, entre outros.

O decreto não abrange, contudo, os ambientes fechados, onde as máscaras seguem como obrigatórias.

"Pessoas que desejarem fazê-lo poderão, por óbvio, continuar usando (as máscaras em ambientes abertos) como medida protetiva e individual, mas não por determinação legal do governo do estado de São Paulo", afirmou o governador que, abaixou a máscara, no momento de sua coletiva de imprensa, realizada ao ar livre.

A decisão está de acordo com o que definiu o comitê científico que ajuda o governo do estado a balizar as decisões de controle da pandemia da Covid-19.

Paulo Menezes, coordenador do grupo, ressaltou que ainda há lugares, mesmo abertos, que inspiram maior preocupação, por favorecer a disseminação do vírus.

"Há situações de maior chance de transmissões do vírus, especialmente onde há aglomerações de pessoas cantando, dançando, sem máscaras. A nossa recomendação é que as pessoas se protejam nesses ambientes de maior preocupação", disse o médico.

Considerando os indicadores que apontam o avanço das infecções, o estado apresenta cenário geral de queda.As reduções de novos registros de casos, mortes e internações, em relação aos últimos sete dias, foram de 42,8%, 19% e 28,5% respectivamente.

Doria também anunciou que estádios esportivos poderão ter uso de 100% de ocupação. O uso de máscaras, reafirmou, é uma recomendação.

Veja também

Newsletter