Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Estado de São Paulo desobriga uso de máscaras ao ar livre

Decisão também vale para pátios de escolas, autódromos, estádios de futebol, praças, parques; o uso do item para locais fechados segue obrigatório

Governador de São Paulo, João DoriaGovernador de São Paulo, João Doria - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

A partir desta quarta-feira (9), o uso de máscaras faciais para proteção contra a Covid-19 não é mais obrigatório em todo o estado de São Paulo. Os paulistas poderão baixar o item de proteção em diversos ambientes, informou o governador João Doria (PSDB).

Valem para a nova medida ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol, centro de eventos, autódromos, entre outros.

O decreto não abrange, contudo, os ambientes fechados, onde as máscaras seguem como obrigatórias.

"Pessoas que desejarem fazê-lo poderão, por óbvio, continuar usando (as máscaras em ambientes abertos) como medida protetiva e individual, mas não por determinação legal do governo do estado de São Paulo", afirmou o governador que, abaixou a máscara, no momento de sua coletiva de imprensa, realizada ao ar livre.

A decisão está de acordo com o que definiu o comitê científico que ajuda o governo do estado a balizar as decisões de controle da pandemia da Covid-19.

Paulo Menezes, coordenador do grupo, ressaltou que ainda há lugares, mesmo abertos, que inspiram maior preocupação, por favorecer a disseminação do vírus.

"Há situações de maior chance de transmissões do vírus, especialmente onde há aglomerações de pessoas cantando, dançando, sem máscaras. A nossa recomendação é que as pessoas se protejam nesses ambientes de maior preocupação", disse o médico.

Considerando os indicadores que apontam o avanço das infecções, o estado apresenta cenário geral de queda.As reduções de novos registros de casos, mortes e internações, em relação aos últimos sete dias, foram de 42,8%, 19% e 28,5% respectivamente.

Doria também anunciou que estádios esportivos poderão ter uso de 100% de ocupação. O uso de máscaras, reafirmou, é uma recomendação.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter