Logo Folha de Pernambuco

Vacinação contra Covid-19

Estado de SP começa a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos a partir de quarta (18)

No estado, 91,91% dos adultos com mais de 18 anos já tomaram a primeira dose

Vacinação contra a Covid-19 em São PauloVacinação contra a Covid-19 em São Paulo - Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Leia também

• Covid-19: capitais vacinam pessoas a partir dos 18 anos

• Olinda inicia vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos

• Jaboatão quer aplicar 15 mil doses da vacina contra a Covid-19 em mutirão de 24 horas

O estado de São Paulo começa na próxima quarta-feira (18) a vacinar adolescentes de 17 anos a 12 anos de idade contra a Covid-19. O primeiro grupo será na faixa etária de 16 e 17 anos.

Pelo calendário divulgado pelo estado, a vacinação ocorrerá em duas fases: até o dia 29 deste mês, serão imunizados adolescentes com deficiências ou comorbidades, além de grávidas e puérperas. Do dia 30 de agosto até o dia 12 de setembro, os demais.

Entre as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde estão doenças cardiovasculares, diabetes, pneumopatias crônicas, cirrose hepática, obesidade mórbida e casos de hipertensão. Esse grupo deve comprovar o seu estado de saúde por meio de exames, prescrição médica, receitas ou relatórios, contendo CRM do médico responsável.

O anúncio foi feito nesta segunda (16) pelo governador João Doria (PSDB) no instituto Butantan, durante um evento que marcou o fim da imunização dos adultos no estado. Segundo os dados do Vacinômetro, até as 17h desta segunda foram aplicadas 44.570.998 doses, sendo 31.369.231 de primeira dose, 12.075.193 de segunda dose e 1.126.574 em dose única. O montante equivale a 91,91% dos adultos com mais de 18 ano no estado com a primeira dose, e 28,52% com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única).

O único imunizante autorizado a ser aplicado em adolescentes no Brasil é o da Pfizer. No dia 30 de julho, o estado de São Paulo fez um pedido à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a CoronaVac seja aplicada em crianças e adolescentes de 3 anos a 17 anos, porém, até esta segunda-feira, a gestão Doria não havia recebido resposta do pedido.

Capital

Embora não tenha divulgado oficialmente até a conclusão desse texto, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido disse em entrevista à TV Globo que nesta semana também começará a vacinação de adolescentes. Segundo Aparecido, a data exata de início depende do envio de novas doses da Pfizer.
De acordo com o secretário, no último sábado (14) foram recebidas 48.520 doses da Pfizer. Outro lote é esperado ainda para esta segunda.

Até esta terça-feira (17), a Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), realiza a repescagem de jovens de 18 anos a 21 anos. A repescagem é necessária já que a capital não atingiu 100% dessa faixa etária imunizada no último final de semana, mesmo com a Virada da Vacina.

Dados do Vacinômetro indicam que foram aplicadas 9.230.227 doses de imunizantes contra a Covid-19 na cidade de São Paulo, sendo 8.833.109 de primeira dose, 3.501.597 da dose de reforço e 318.305 de dose única. O número equivale a 99,1% de vacinados com a primeira dose, e 41,4% com a segunda dose.

É obrigatório apresentar documentos pessoais de identificação, preferencialmente CPF e cartão SUS, além de um comprovante de residência no município de São Paulo, que pode ser impresso ou digital. Se estiver em nome de outra pessoa, é necessário comprovar o parentesco com RG, certidão de nascimento ou de casamento, ou escritura de união estável.

O site De Olho na Fila mostra a movimentação nas unidades da rede de imunização da capital, com intuito de evitar longas filas de espera e aglomerações. Todos os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.

 Calendário 17 anos a 12 anos no estado de SP

Idade - Data

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter