rio de janeiro

Estado do RJ passa a adquirir alimentos para presos através de aplicativo

Alipen foi desenvolvido para facilitar os pedidos de comida nas unidades prisionais, explica Seap

Estado do RJ passa a adquirir alimentos para presos através de aplicativoEstado do RJ passa a adquirir alimentos para presos através de aplicativo - Foto: Divulgação

A Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) terá um novo sistema para a alimentação dos presos nos presídios fluminenses. Ainda em fase de teste, ele permitirá um maior controle dos pedidos realizados. O Alipen foi desenvolvido pela administração penitenciária do Maranhão, e agora será integrado ao sistema próprio da secretaria. Segundo o subsecretário Alex Carvalho, o aplicativo tornará todo o processo mais transparente.

"Para facilitar a gerência das informações sobre esses pedidos, teremos todas elas em tempo real. Ele dará uma agilidade que a Seap ainda não possui. A alimentação está muito cara, então todo mecanismo de controle ajuda a a gera uma maior economia e também transparência", explica.

Junto com o Alipen, a Seap está renovando os contratos de licitação do sistema prisional. Nos últimos 8 meses, cinco empresas responsáveis pelo serviço de alimentação devolveram R$ 8 milhões ao estado, por não corresponderem à qualidade esperada na entrega das quentinhas aos detentos.

"Estamos aperfeiçoando todos os nossos instrumentos de controle de contratos para garantir uma prestação de serviço cada vez melhor para os quase 43 mil privados de liberdade que estão sob a nossa responsabilidade, e o Alipen vai nos auxiliar muito na fiscalização permanente que realizamos nas refeições fornecidas, para nos certificar se as empresas estão entregando as quentinhas dentro da pesagem correta e em conformidade com a qualidade definida pelo escopo do contrato", explica a secretária Maria Rosa Nebel.

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter