Estado ucraniano assume o controle de várias empresas "de importância estratégica"
A informação foi confirmada pelo secretário do Conselho de Segurança ucraniano em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (7)
O Estado ucraniano assumirá o controle de várias empresas de "importância estratégica" para ajudar o esforço bélico, entre elas a produtora de petróleo Ukrnafta e a fabricante de aviões Motor Sich, anunciou o governo nesta segunda-feira (7).
Leia também
• Fundação Gates doará US$ 1,4 bilhão a agricultores na África e Ásia pela mudança climática
• Vinte e seis jihadistas estrangeiros são presos no Irã em relação com atentado em Shiraz
• Oito bilhões de humanos no mundo: e o equilíbrio demográfico?
"Foi tomada a decisão de expropriar os ativos de empresas de importância estratégica e torná-las propriedade do Estado", disse o secretário do Conselho de Segurança ucraniano, Oleksiy Danilov, em coletiva de imprensa.
"Depois que a lei marcial for suspensa, esses ativos podem ser devolvidos aos seus donos ou terão seu valor reembolsado", acrescentou.
O governo também assumiu o controle da Zaporozhtransformator, empresa especializada na produção de reatores, da fabricante de caminhões AvtoKraz e da empresa de refino de petróleo Ukrtatnafta.
"Os ativos dessas cinco empresas serão administrados pelo Ministério da Defesa para garantir as necessidades urgentes das Forças Armadas. São elas o fornecimento de combustível e lubrificantes, o reparo de equipamentos militares e armas", disse o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.
O primeiro-ministro Denis Chmygal destacou que essas empresas fabricam "produtos essenciais para as necessidades de defesa e para as Forças Armadas e o setor de energia".
"Essas empresas devem funcionar 24 horas, nos sete dias da semana, para as necessidades de defesa do Estado", afirmou.
Desde o início da invasão russa, a Ucrânia tem sido altamente dependente do fornecimento de armas ocidentais e do apoio financeiro dos EUA e da UE.