Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Estados Unidos aprovam primeiro aparelho capaz de detectar covid por meio de amostras de ar

Ferramenta, similar ao 'bafômetro', entrega resultado em menos de três minutos

Foto: Reprodução/FDA

A agência americana que regula comidas e medicamentos (FDA) aprovou, na última quinta (14), uma autorização para o uso emergencial do primeiro teste diagnóstico para Covid-19 feito a partir de amostras respiratórias. Similar ao bafômetro (usado para medir o índice de álcool no sangue), o aparelho será utilizado sob a supervisão de um profissional de saúde, licenciado ou autorizado por lei estadual, e pode fornecer resultados em menos de três minutos.

"A autorização de hoje é mais um exemplo da rápida inovação que ocorre com testes de diagnóstico para Covid-19. A FDA continua apoiando o desenvolvimento de novos testes, com o objetivo de avançar tecnologias que possam ajudar a enfrentar a atual pandemia e posicionar melhor os EUA para a próxima emergência de saúde pública", disse Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA.

O desempenho do “bafômetro”, denominado InspectIR Covid-19, foi avalidado em um grande levantamento com 2.409 voluntários, incluindo pessoas com e sem sintomas. No estudo, o teste mostrou ter 91,2% de sensibilidade (porcentagem de amostras positivas que o teste identificou corretamente) e 99,3% de especificidade (porcentagem de amostras negativas que o teste identificou corretamente).

O estudo também mostrou que, em uma população com apenas 4,2% de indivíduos positivos para o vírus, o teste teve um valor preditivo negativo de 99,6%, o que significa que as pessoas que recebem esse tipo de resultado provavelmente não estão contaminadas. O teste foi realizado com sensibilidade semelhante em um estudo clínico de acompanhamento focado na variante ômicron, uma das mais presentes dentre os atuais contaminados.

A InspectIR, empresa que desenvolveu o produto, espera produzir aproximadamente 100 unidades da ferramenta por semana, que podem ser usadas para produzir, aproximadamente, 160 amostras por dia cada uma. Nesse nível de produção, espera-se que a capacidade de teste usando o bafômetro aumente em aproximadamente 64.000 amostras por mês.

Segundo a agência, o bafômetro usa uma técnica chamada “espectrometria de massa de gás de cromatografia gasosa (GC-MS)” para separar e identificar misturas químicas e detectar rapidamente cinco compostos orgânicos voláteis (COVs) associados à infecção por SARS-CoV-2 na respiração exalada. Quando o bafômetro detecta a presença de marcadores VOC de SARS-CoV-2, um resultado de teste positivo presuntivo (não confirmado) é retornado e deve ser confirmado com um teste molecular.

Os resultados negativos devem ser considerados no contexto de exposições recentes de um paciente, histórico e presença de sinais e sintomas clínicos consistentes com COVID-19, pois não descartam a infecção por SARS-CoV-2 e não devem ser usados como base única para decisões de tratamento ou gerenciamento de pacientes, incluindo decisões de controle de infecção.

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter