Estados Unidos deportam 106 brasileiros ilegais
O governo americano informou que a medida busca 'reduzir o tempo de permanência destes cidadãos em centros de detenção, em particular no atual contexto da pandemia'
Um voo fretado pelo governo dos Estados Unidos deve chegar ao Brasil nesta sexta-feira (21), trazendo a 106 brasileiros detidos por entrarem ilegalmente no território norte-americano. A informação foi confirmada nesta quarta (19) pelo Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o Itamaraty, as autoridades norte-americanas já decretaram que os brasileiros detidos sejam deportados, não cabendo mais recursos contra a decisão. Ainda de acordo com a pasta, ao notificar a decisão, o governo dos EUA informou que a medida busca “reduzir o tempo de permanência destes cidadãos em centros de detenção, em particular no atual contexto da pandemia da covid-19”.
Conforme o Itamaraty, as repartições consulares brasileiras nos Estados Unidos estão oferecendo assistência consular ao grupo e a outros brasileiros detidos naquele país. A previsão inicial é de que o voo pouse em Minas Gerais, porém o aeroporto não foi informado.
Leia também
• Opas destaca 'forte redução' nos casos e mortes por Covid-19 nos EUA
• EUA registra menor número de mortes por Covid desde o início da pandemia
• [Ao vivo] Ernesto afirma que não houve política de enfrentamento com a China e alinhamento com EUA
A iniciativa ocorre quatro meses após o presidente dos EUA, Joe Biden, assumir como chefe de governo e enviar, ao Congresso, uma proposta de reforma das leis de imigração que, se aprovada, permitirá ao governo, futuramente, implementar ações que permitam a regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.