Logo Folha de Pernambuco

Cooperação

Estados Unidos devem anunciar plano para distribuição de vacinas contra a Covid-19 para o mundo

Serão 80 milhões de doses compartilhadas, com coordenação da OMS

Vacinação contra a Covid-19 nos Estados UnidosVacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos - Foto: Jon Cherry/Getty Images via AFP

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse, nesta quarta-feira (2), que seu governo poderá anunciar, nesta quinta (3), o plano de distribuição das 80 milhões de vacinas contra a Covid-19 que irá compartilhar com os países mais afetados pela pandemia.

"Em alguns dias, talvez amanhã, o presidente anunciará com detalhes o plano que consolidou para distribuir 80 milhões de vacinas ao redor do mundo", indicou Blinken ao final de uma visita de dois dias à Costa Rica.

“Faremos tudo em coordenação com o [mecanismo da OMS] Covax, com base na ciência e nas necessidades dos países, sem nenhuma consideração política”, assinalou o chefe da diplomacia norte-americana. 

O anúncio foi feito durante uma reunião na embaixada dos Estados Unidos na Costa Rica, país que visitou para dialogar com diversos representantes da região sobre questões de migração, democracia e direitos humanos.

“Aguardamos ansiosamente a distribuição e esperamos ser contemplados nesse plano, que será de grande benefício para os países mais afetados”, disse o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado.

A Costa Rica registrou a sexta maior taxa de contágios por 100 mil habitantes do mundo nos últimos 14 dias, com 596 casos, segundo dados da AFP.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter