Estados Unidos devem anunciar plano para distribuição de vacinas contra a Covid-19 para o mundo
Serão 80 milhões de doses compartilhadas, com coordenação da OMS
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse, nesta quarta-feira (2), que seu governo poderá anunciar, nesta quinta (3), o plano de distribuição das 80 milhões de vacinas contra a Covid-19 que irá compartilhar com os países mais afetados pela pandemia.
"Em alguns dias, talvez amanhã, o presidente anunciará com detalhes o plano que consolidou para distribuir 80 milhões de vacinas ao redor do mundo", indicou Blinken ao final de uma visita de dois dias à Costa Rica.
“Faremos tudo em coordenação com o [mecanismo da OMS] Covax, com base na ciência e nas necessidades dos países, sem nenhuma consideração política”, assinalou o chefe da diplomacia norte-americana.
Leia também
• EUA oferecem corte de cabelo e cerveja para aumentar taxa de vacinação
• Um show nos EUA oferece 'desconto' de 980 dólares para fãs vacinados
• Tirar a máscara ou mantê-la? A confusão reina nos EUA
O anúncio foi feito durante uma reunião na embaixada dos Estados Unidos na Costa Rica, país que visitou para dialogar com diversos representantes da região sobre questões de migração, democracia e direitos humanos.
“Aguardamos ansiosamente a distribuição e esperamos ser contemplados nesse plano, que será de grande benefício para os países mais afetados”, disse o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado.
A Costa Rica registrou a sexta maior taxa de contágios por 100 mil habitantes do mundo nos últimos 14 dias, com 596 casos, segundo dados da AFP.