MUNDO

Estados Unidos retorna oficialmente à Unesco

Maioria dos países votou a favor, no final de junho, dao retorno

Presidente dos EUA, Joe BidenPresidente dos EUA, Joe Biden - Foto: Paul Ellis / POOL / AFP

Os Estados Unidos voltaram a integrar oficialmente a Unesco, anunciou a instituição nesta terça-feira (11), após a conclusão dos últimos trâmites de reingresso - aprovado no final de junho pelos países membros deste órgão da ONU.

"O retorno dos Estados Unidos à Unesco é efetivo. Voltaram a ser oficialmente um Estado-membro de nossa organização", comemorou em comunicado a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay.

A maioria dos países votou a favor, no final de junho, ao retorno dos EUA à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cujo cargo foi abandonado por Washington durante a presidência de Donald Trump (2017-2021).

O país concluiu o processo de aceitação da Ata Constitutiva da Unesco. O Reino Unido, depositário do documento, efetuou o registro posteriormente, segundo um diplomata da organização.

Em outubro de 2017, os Estados Unidos anunciaram a saída da organização devido ao "persistente viés anti-Israel". Essa retirada, acompanhada por Israel, entrou em vigor em dezembro de 2018.

Seu retorno como 194º membro da Unesco ocorre em um cenário de crescente rivalidade com a China, que deseja transformar a ordem internacional multilateral nascida após a Segunda Guerra Mundial.

Dez países se opuseram ao retorno de Washington, entre eles Irã, Síria, China, Coreia do Norte e Rússia.

A volta dos Estados Unidos é um alívio para a instituição, cujo orçamento dependia 22% dos recursos de Washington.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter