Logo Folha de Pernambuco

Vandalismo

Estátua de Ariano Suassuna amanhece depredada, na Rua da Aurora

Momumento em homenagem ao poeta foi exposto às margens do Rio Capibaribe em 2017

A estátua foi retirada para ser recuperadaA estátua foi retirada para ser recuperada - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Uma estátua em homenagem ao escritor Ariano Suassuna amanheceu depredada, nesta segunda-feira (21), na Rua da Aurora, área central do Recife. O monumento de 1,8 metro, feito de concreto, foi quebrado na altura dos pés e estava caída ao chão. 

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi até o local e retirou a escultura. O monumento, produzido pelo artista Demétrio Albuquerque e exposto às margens do Rio Capibaribe em 2017, faz parte do Circuito da Poesia, que homenageia poetas importantes para o Recife, como Capiba, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, entre outros,  com 16 estátuas espalhadas por todo o centro da cidade. 



Por ano, ainda segundo a Emlurb, são gastos aproximadamente R$ 2 milhões com reparos de monumentos, pontos e edificações depredadas. Em nota, a autarquia informou que está realizando um levantamento dos serviços que serão necessários para a recuperação da estátua de Ariano Suassuna e dos custos desses reparos, mas ainda não concluiu. 

Contudo, a estátua já tem data para voltar ao seu lugar. De acordo com a Emlurb, a previsão é de que a estátua seja reposta dentro de 15 dias. A instituição também informou que os atos de vandalismo, quando flagrados pela população, podem ser denunciados por meio do telefone 156. 

A Polícia Civil informou que equipes estão nas ruas para tentar identificar os suspeitos e que um inquérito foi instaurado. O caso está sendo investigado pela Delegacia da Boa Vista, sob o comando da Delegada Alessandra Ramos.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter