Logo Folha de Pernambuco

IMUNIZAÇÃO

Estoque de vacinas deve garantir segunda dose da CoronaVac em Pernambuco

Mesmo com adiamento da segunda aplicação, infectologista afirma que eficácia da vacina se mantém

Vacinação contra a Covid-19 com a Coronavac está comprometida em alguns municípiosVacinação contra a Covid-19 com a Coronavac está comprometida em alguns municípios - Foto: Prefeitura de Igarassu

O Governo de Pernambuco orientou, nessa segunda-feira (26), por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que todas as doses de CoronaVac disponíveis nos municípios sejam utilizadas, prioritariamente, para garantir a segunda aplicação em suas respectivas populações. A recomendação vem após o Estado receber, na última sexta (23), quantitativo de vacinas muito abaixo do esperado na remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) e do ministro, Marcelo Queiroga, admitir, nesta segunda, que há "dificuldade" no fornecimento de vacinas para aplicação da segunda dose do imunizante.

Segundo a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, Pernambuco deveria ter recebido 120 mil doses da CoronaVac e, no entanto, recebeu apenas 28 mil, o que representa 23% da estimativa inicial. "Todos os municípios que ainda têm estoque em Pernambuco deverão utilizar essas doses como segunda dose, já que o Ministério da Saúde não fez o repasse completo das doses necessárias para utilização de primeira e segunda dose”, comentou.  

De acordo com a campanha de imunização, a segunda aplicação da vacina deveria ser administrada, originalmente, em um intervalo entre 21 e 28 dias após a primeira. Mas, como explica a superintendente da SES, o adiamento da segunda dose não implica em redução ou perda da eficácia do imunizante. “É importante reforçar que o indivíduo que recebeu a primeira dose não perderá essa dose. À medida que cheguem mais vacinas, será finalizado o esquema, sem perda de eficácia do imunizante", frisou. 

Infectologista do Hospital Oswaldo Cruz, Filipe Prohaska também destaca que o atraso, apesar de não ser o ideal, não compromete o resultado da vacinação. “O fato de você ter uma demora maior da segunda dose não faz com que você perca o efeito da primeira dose. A pressa que se tinha para se fazer duas doses é para ter uma proteção mais rápida e mais precoce”, disse. Segundo o médico, a primeira aplicação já garante um grau de proteção, que será realmente efetivada com o fechamento do esquema vacinal: “O fato de essas duas doses serem dadas em 30 dias ou em 90 não muda a eficácia da vacina, o que muda é o tempo que vai demorar para você ficar protegido”.

Com a quantidade abaixo do estimado enviada pelo Ministério de Saúde, alguns municípios pernambucanos já suspenderam a vacinação com a CoronaVac. É o caso de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, Lagoa de Iatenga, na Zona da Mata Norte, e Petrolina, no Sertão. “Tão logo o município receba mais doses, a população de idosos será convocada para que sejam imunizados por completo”, informou a Secretaria de Saúde de Petrolina  em nota.

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, também em nota, explicou ter estoque para a segunda dose da vacina CoronaVac suficiente até esta sexta para o público-alvo a partir dos 60 anos de idade. “Isso é possível porque 30% das doses entregues nas 8ª e 9ª remessas foram reservadas para a D2 [segunda dose] de quem foi vacinado até o dia 9 de abril”, diz o texto. Já a Secretaria de Saúde de Olinda afirmou que município ainda vai contabilizar o estoque do imunizante, mas garante que todos aqueles que já receberam a primeira dose da Coronavac estão com a segunda garantida. “A estratégia para vacinação com o imunizante CoronaVac foi feita de forma responsável, garantindo a aplicação da segunda dose naqueles que já receberam a primeira”, disse em nota. 

De acordo com o último boletim divulgado pela SES, Pernambuco aplicou, até esta segunda, 1.867.984 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 1.297.212 foram primeiras doses. Segundo o órgão, a previsão é de que o Estado receba uma nova remessa de vacinas da CoronaVac em maio. 

Veja também

Newsletter