Papa

"Estou vivo", tranquiliza o papa após cancelar ida à COP28 por bronquite

Em sua audiência semanal de quarta-feira, o papai parecia cansado e com dificuldades para respirar

O papa fez da defesa ao meio ambiente um dos pilares de seu pontificadoO papa fez da defesa ao meio ambiente um dos pilares de seu pontificado - Foto: Andreas Solaro/AFP

“Como veem, estou vivo”, declarou os visitantes o Papa Francisco em tom de brincadeira, após sair de ir à COP28 em Dubai devido a uma “bronquite muito aguda”.

“O médico não me deixou ir para Dubai”, explicou o pontífice argentino de 86 anos aos participantes de um seminário de “Ética na gestão da saúde”, citado em comunicado do Vaticano.

"A razão é que faz muito calor lá e se passa do calor para o ar-condicionado. E nesta situação de bronquite [não é conveniente]. Agradeço a Deus que não foi uma pneumonia", afirmou.

"É uma bronquite muito aguda, infecciosa. Não tenho mais febre, mas continuam os antibióticos", detalhou.

Em sua audiência semanal de quarta-feira, o papai parecia cansado e com dificuldades para respirar e pediu a um assistente que lesse seu texto.

Seguindo conselhos médicos, Francisco foi obrigado a cancelar a viagem à cúpula anual do clima, a COP28, que é celebrada em Dubai.

O pontífice, que na juventude foi submetido a uma ablação parcial de um deslocamento, tinha programado um discurso no sábado, durante sua estadia nos Emirados Árabes Unidos agendada inicialmente de sexta-feira a domingo.

O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, representa a Santa Sé em Dubai.

O papa fez da defesa ao meio ambiente um dos pilares de seu pontificado e seria o primeiro chefe da Igreja Católica a participar desta cúpula da ONU desde sua criação em 1995.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter