Estratégias ajudam a ter um home office produtivo e saudável
Organização é a chave tanto para manter a disciplina no trabalho quanto para encontrar o equilíbrio do descanso
Trabalhar em casa tem sido a realidade de Giulia Machado há cerca de cinco meses. Entre as vantagens e desvantagens que o home office pode oferecer, a jornalista de 23 anos precisou de ainda mais organização para conseguir dar conta de tudo, pois, além das demandas do trabalho, ela ainda se divide entre as tarefas da casa e os cuidados com Sofia, sua filha de dois anos.
De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta Ana Rique, organização é a chave para qualquer atividade bem-sucedida, principalmente se tratando do trabalho. “Saber tudo o que tem que ser feito, ter isso bem amarrado, é fundamental. Além disso, é importante começar e terminar as atividades. Fazer uma lista com tarefas e ir marcando na medida em que for finalizando cada uma é uma estratégia bacana”, indicou Ana.
No entanto, ela alerta que as demandas devem ser cumpridas dentro do horário estabelecido para se trabalhar. Apesar das dificuldades enfrentadas por Giulia nesse aspecto, a jornalista tem conseguido render dentro do esperado. “Se eu já era organizada antes, precisei triplicar isso nesse momento. Sofia é uma menina muito esperta e que está na fase de descobertas, querendo a todo tempo mais atenção. Então, tento dividir bem o meu horário para não ‘faltar Giulia’ para ninguém", brincou a jornalista.
Fazer a mente entender que, apesar de estar em casa, você está trabalhando, é um dos maiores desafios do home office. “A sua mente vai ficar a todo tempo enviando estímulos para entender o que está acontecendo. O que você precisa fazer é não confundir o trabalho remoto com feriado ou tratá-lo como uma extensão do fim de semana”, alertou Ana Rique. Para isso, é de extrema importância se vestir adequadamente, manter os horários de sono e alimentação e ter um espaço tranquilo para exercer as suas atividades, com cadeiras e mesas adequadas para evitar problemas físicos, como dores nas costas, nos braços, entre outras.
[PODCAST] Canal Saúde - Sete neuro-dicas para aumentar a felicidade e produtividade no home office
Giulia montou uma estação de trabalho em casa, com tudo o que precisa. Com o apoio da empresa onde trabalha, ela conseguiu uma mesa, uma cadeira, um computador e todo o material de papelaria necessários para dar “cara de escritório” ao ambiente. “Eu também comprei um quadro negro, no qual coloco post-its com as demandas do dia. Tem sido algo que tem me ajudado muito. Quando eu estou naquele ambiente, tenho em mente que preciso produzir”, disse.
Leia também
• Crescem casos de mioma em mulheres jovens
• Mindfulness, uma aliada no controle da mente
• Saiba como identificar e se proteger dos gatilhos da dor de cabeça
Falando em produtividade, Ana Rique lembra que, para manter o rendimento em alta, a mente precisa descansar. “Se você passar seis ou mais horas diretas na frente de uma tela, sua mente vai bloquear. É o que chamamos de ‘fadiga mental’”, explicou. Para evitá-la, a psicoterapeuta diz que o ideal é fazer paradas estratégicas a cada duas horas, seja para beber um café, uma água, se esticar, ir ao banheiro ou até mesmo dando uma olhada rápida nas redes sociais.
Giulia também destacou a importância de ter uma equipe de trabalho afinada e parceira, que compreende as condições de cada um no atual momento. “Saber que você tem pessoas nas quais pode confiar, além de uma gestão que consegue entender as suas dificuldades, é fundamental. Nesse momento, a empatia tem sido muito necessária, e encontrá-la no trabalho tem sido um facilitador”, finalizou.
#vidaplenajaymedafonte