Logo Folha de Pernambuco

EDUCAÇÃO

Estudante de oito anos é o único representante de Pernambuco em disputada premiação do ITA

O concurso visa identificar e incentivar jovens de 7 a 14 anos que se destacam em Ciências e Tecnologia

A viagem, marcada para o próximo sábado (9), terá custos cobertos pelos patrocinadores do evento.A viagem, marcada para o próximo sábado (9), terá custos cobertos pelos patrocinadores do evento. - Foto: Cauã Gonzaga/Divulgação

Heitor Bezerra Gusmão, de 8 anos, está prestes a realizar o sonho de conhecer o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Polo Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos, São Paulo. Único representante de Pernambuco entre os dez estudantes selecionados no país, ele foi escolhido para visitar o centro de ensino superior e pesquisa vinculado à Força Aérea Brasileira, após ser aprovado na fase final do Prêmio Sócios-Mirins, promovido pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA). O concurso visa identificar e incentivar jovens de 7 a 14 anos que se destacam em Ciências e Tecnologia, incentivando-os como futuros divulgadores científicos.

Heitor, estudante do Colégio GGE Boa Viagem, garantiu a vaga na visita ao apresentar, durante a entrevista final do prêmio, um projeto de engenharia representado por uma maquete.

“Me senti feliz demais. Foi muito difícil. Não pensei em ganhar o prêmio. Chegando lá, vou querer ver tudo, aprender tudo e conhecer outras pessoas que gostam de ciência, como eu”, disse.

A viagem, marcada para o próximo sábado (9), será acompanhada por sua mãe, com custos cobertos pelos patrocinadores do evento.

A relação de Heitor com a ciência é antiga, apesar de sua pouca idade. Desde cedo se interessou por astronomia, matemática e olímpiadas do conhecimento. Chegou a ter festas de aniversário com temas como planetas e até tabela periódica, uma curiosidade recente. Vez ou outra, surpreende os pais, que são pernambucanos, com perguntas difíceis, “Procuramos sempre buscar fontes confiáveis para respondê-lo. Temos essa preocupação” afirmou a mãe Edileuza Gusmão. Livros de ciência e temas variados enchem o quarto do garoto, sempre atrás de conhecimento. 

O pai, Erasmo de Melo Gusmão, engenheiro da Petrobras e ex-aluno do Colégio GGE, compartilha do entusiasmo do filho pelas ciências. Quando mais jovem, Erasmo também sonhava com o vestibular do ITA e fez parte da turma preparatória do colégio. Hoje, ele vê Heitor possivelmente seguir um caminho semelhante, embora o menino ainda esteja decidindo sua futura carreira.

"Muitas pessoas ainda vão decidir, e eu sou uma delas. Tem muitas profissões que parecem ser muito legais. Mas, para mim, quero ser engenheiro”, contou Heitor.

Veja também

Blinken continuará trabalhando para acabar com conflito no Oriente Médio
Blinken

Blinken continuará trabalhando para acabar com conflito no Oriente Médio

Fazendeiro é condenado na Argentina por matança de centenas de pinguins
Argentina

Fazendeiro é condenado na Argentina por matança de centenas de pinguins

Newsletter