Estudantes da rede municipal de Olinda terão acesso gratuito à internet móvel
Para usar o pacote de dados, será necessário que a família do estudante já tenha algum celular que permita acesso à internet
Uma iniciativa entre a Prefeitura de Olinda e a Fundação Lemann irá beneficiar 15.676 mil estudantes do 1° ao 5° ano, matriculados na rede municipal da cidade, com acesso à internet. Responsáveis e alunos serão cadastrados no projeto Dados Patrocinados, que disponibilizará dados móveis (pacote de dados de internet) para que a criança tenha possibilidade de acompanhar o conteúdo escolar pelo uso de um celular.
Leia também
• Olinda abre seleção com 198 vagas para técnicos e professores
• Olinda amplia horário e vacina também à noite em dois pontos
• Olinda adere ao Programa Casa Verde e Amarela
O projeto, que é parte do "Programa Educar Pra Valer", prevê ampliar o alcance das plataformas educacionais pré-existentes; alcançar os estudantes mais carentes, cujas realidades sociais os impedem de manter um plano de dados, para acesso ao conteúdo educacional da rede; além de estimular a aproximação entre educadores e estudantes nesse período de distanciamento social, possibilitando uma interação diária por meio do uso do aplicativo.
Para usar o pacote de dados, será necessário que a família do estudante já tenha algum celular que permita acesso à internet. O Ambiente Virtual de Aprendizagem será a plataforma digital DTE Olinda, que já teve sua utilização intensificada em 2020, em virtude do formato ensino remoto. O acesso será por meio de um aplicativo que autorizará a permissão do público alvo ao consumo da internet custeada por essa parceria.
Neste primeiro momento do projeto, a diretoria de Ensino da Secretaria Executiva de Programas e Política Educacional, através do Departamento de Tecnologia Educacional, tem dedicado esforços para habilitar professores, coordenadores e gestores, no sentido de qualificar o uso das ferramentas digitais, pelo público beneficiado.
O pacote de dados de internet proporcionará o desenvolvimento de atividades pedagógicas remotas, por meio da utilização de ferramentas digitais sem que haja qualquer ônus para estudantes e docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Atualmente, a Rede Municipal de Educação em Olinda conta 73 escolas e 23 anexos, com 25.530 estudantes matriculados. De acordo com o secretário de Educação da cidade, Paulo Roberto Souza Silva, a parceria será durante todo o ano de 2021, as equipes de assistentes técnico-pedagógicos da Secretaria já estão envolvidas para que esse projeto tenha sucesso desde o início.