Logo Folha de Pernambuco

Enem

Estudantes voltam ao Enem, neste domingo (12), em questões de matemática e ciências

Em 2023, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no Enem no Brasil; Em Pernambuco, foram 218.868 inscrições no exame

Estudantes realizam, neste domingo (12), a segunda e última etada do Exame Nacional do Ensino MédioEstudantes realizam, neste domingo (12), a segunda e última etada do Exame Nacional do Ensino Médio - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado em todo o território nacional, na tarde deste domingo (12), no seu segundo e último dia de provas, desta vez avaliando os estudantes em questões de matemática e ciências da natureza.

Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem em 2023. Em Pernambuco, foram 218.868 inscrições no exame. Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foram mobilizados seis agentes da Polícia Militar, quatro da Polícia Federal e havia uma ambulância de plantão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)



Esperança e ansiedade
O conhecimento acumulado ao longo do ano e as horas de estudo para se preparar para o Enem são fatores que pesam no dia da prova e demandam equilíbrio mental dos alunos, que comentaram sobre o que esperavam dessa última etapa do exame.

"Minha expectativa está muito alta porque eu estudei muito ciências da natureza e matemática o ano todo e fiz muitas questões e simulado", contou Caio Miguel, de 20 anos. "Minha preparação para o dia de hoje foi fazendo cursinho e estudando em casa no dia a dia. Eu estou só um pouco confiante, por conta do nervosismo, mas acho que vai dar tudo certo", disse Camila Conceição, 18 anos. 

Enquanto os alunos entravam e se preparavam para a prova, os pais ficavam na torcida, do lado de fora. "Eu estou feliz e orgulhosa de ver onde ela chegou, por opção dela. Meu coração está muito apertado, mas estou feliz", relatou Ducineide Santos, 44 anos, mãe de Vanessa Vitória, 18 anos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 


Enem por experiência
Muitos estudantes do segundo ano se inscreveram no Enem como experiência para se preparar para o ano em que o exame realmente for decidir sua vaga na universidade. Foi o caso de Camila Moraes, de 17 anos. Sua mãe, Marina Moraes, 56 anos, comentou sobre a decisão da filha de fazer a prova. "Como a questão do tempo influencia muito, é bom para acostumar com a dosimetria do tempo e com todo o clima para tentar ficar mais tranquila quando for fazer da maneira correta.  E a mamãe já vai testando o coração, agora menos, mas para o ano, com certeza!", brincou.

Sônia Larissa, 16 anos, foi outra aluna que resolveu prestar o exame para se preparar melhor. "Eu tô muito ansiosa porque é matemática e é complicado. Eu espero me dar bem, não é meu Enem de verdade, é meu 'treineiro', mas está sendo muito bom porque ano que vem eu já venho mais preparada", disse.
 

Estudantes comentam a prova

"Achei a prova muito tranquila. Eu não sou muito fã das provas de química, mas tirando isso foi tranquila" (Enrico Gonçalves, 17 anos).

Mateus Moura, 17 anos, achou a prova tranquila por não ter redação.Mateus Moura, 17 anos, achou a prova tranquila por não ter redação.  | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

"Hoje foi mais tranquilo do que o primeiro dia, porque não teve a pressão da redação e tudo mais. Também foi um dia que, na minha opinião, as questões estavam mais fáceis" (Mateus Moura, 17 anos).

João Vitor, 17 anos, comentou sobre a dificuldade da provaJoão Vitor, 17 anos, comentou sobre a dificuldade da prova.   | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

"Algumas surpresas e questões que foram difíceis, mas não tanto. De resto, foi bem tranquila" (João Vitor, 17anos).

"A prova foi intensa, mas foi boa" (Maria Eduarda Marcolino, 17 anos).

Maria Eduarda Marcolino, 17 anos  | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

"A minha maior dificuldade hoje foi a prova de matemática e parar para ler cada texto. Mas acho que vou me sair bem" (Maria Vitória Barbosa, 16 anos).

Maria Vitória Barbosa, 16 anos.Maria Vitória Barbosa, 16 anos.







 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter