Estudo mostra relação entre baixo desejo sexual e maior mortalidade entre homens no Japão
Os cientistas descobriram que os riscos de morrer de câncer e doenças cardiovasculares aumentaram entre aqueles que não tinham interesse no sexo
Cientistas japoneses identificaram uma associação entre libido e longevidade, algo que nunca foi relacionado antes. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yamagata a falta de desejo sexual aumenta o risco de morte por todas as causas entre os homens que vivem no Japão. Eles analisaram dados de 20.969 pessoas (8.558 homens e 12.411 mulheres) com mais de 40 anos que participaram de exames anuais de saúde.
Os cientistas descobriram que os riscos de morrer de câncer, doenças cardiovasculares e outras condições de saúde aumentaram significativamente entre os homens que não tinham interesse sexual. Isso permaneceu verdadeiro mesmo depois de contabilizada idade, diabetes, hipertensão, dislipidemia, tabagismo, consumo de álcool, IMC, educação, estado civil, frequência de riso e sofrimento psicológico.
Leia também
• Educação brasileira pós-pandemia é mais desigual, ineficiente e excludente, diz estudo
• Covid: perda de olfato e paladar são sinais de boa reação do sistema imunológico, diz novo estudo
• Estudo mostra que comprimento do DNA está associado a maior expectativa de vida
Embora as mulheres no estudo tivessem duas vezes mais chances de relatar baixo desejo sexual do que os homens, os pesquisadores não encontraram nenhuma ligação entre sua baixa libido e mortalidade.
“Este estudo é o primeiro a examinar prospectivamente as associações entre interesse sexual e mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular e por câncer em uma população baseada na comunidade”, escreveram os autores da pesquisa.